Alabama Song

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Alabama Song (também conhecida como "Whisky Bar" ou "Moon over Alabama" ou "Moon of Alabama") é uma canção encontrada na peça Hauspostille (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weill, e que foi usada novamente em 1930 na ópera dos dois, Aufstieg und Fall der Stadt Mahagonny (A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny). Nesta última, é cantada pela personagem Jenny e suas colegas prostitutas no primeiro ano. Musicalmente, contém elementos de foxtrot, blues e é cantada por Jenny Corless.

Mesmo que a ópera tenha sido feita no original em alemão, a música foi cantada e escrita em inglês e tornou-se famosa na cultura popular, sendo reinterpretada por nomes como Marilyn Manson, David Bowie e The Doors décadas depois.

Versão do The Doors[editar | editar código-fonte]

"Alabama Song (Whiskey Bar)"
Canção de The Doors
do álbum The Doors
Lançamento 4 de Janeiro de 1967
Gravação Finais de agosto – início de setembro de 1966
Gênero(s) Rock psicadélico
Duração 3:19
Gravadora(s) Elektra Records
Produção The Doors
Paul A. Rothchild

Em 1967, a banda The Doors fez uma regravação da canção e lançou-a no álbum homónimo. Em 1966, a esposa de Ray, Dorothy Fujikawa, tinha escutado uma gravação da ópera de Brecht, cantada por Lotte Lenya. Ela mostrou a música para Ray e Jim, e sugeriu de imediato que fizessem uma versão de rock da canção.

Versão de David Bowie[editar | editar código-fonte]

"Alabama Song"
Single de David Bowie
Lado B Space Oddity
Lançamento 15 de fevereiro de 1980
Formato(s) 7" single
Gravação Good Earth Studios, Londres, 2 de julho de 1978
Gênero(s) Cabaré, ópera
Duração 3:51
Gravadora(s) RCA Records
Produção David Bowie, Tony Visconti
Cronologia de singles de David Bowie
"John, I'm Only Dancing (Again)"
(1979)
"Crystal Japan"
(1980)

Bowie, fã de Brecht, incorporou a música em sua turnê mundial de 1978, a Stage Tour. Ele cortou uma versão em estúdio de Tony Visconti, após a perna européia da turnê, e em 1980 foi emitido como um single para apressar o fim do contrato de Bowie com a RCA Records.

Com pouco convencional principais mudanças, a faixa "parecia calculado para perturbar qualquer programa de rádio em que teve a sorte de ser executada."[1] No entanto, suportado com uma versão enxuta acústica de "Space Oddity", gravado em dezembro de 1979, o single alcançou a posição # 23 no Reino Unido.

Bowie iria aparecer em uma versão da BBC de Baal, de Brecht, e lançar um EP de músicas do jogo. Ele cantou "Alabama Song" novamente em seu 1990 Sound + Vision Tour e durante a Heathen Tour de 2002.

Créditos[editar | editar código-fonte]

Produtores
Músicos

Referências

  1. Roy Carr & Charles Shaar Murray (1981). Bowie: An Illustrated Record: p.108