Alan Aldridge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alan Aldridge (1971)

Alan Aldridge (1943) é um artista britânico, ilustrador e desenhista gráfico.

Nascido em 1943 no leste de Londres, reside atualmente em Los Angeles. Aldridge é pai de oito filhos[1] entre os quais estão o fotógrafo de moda Miles Aldridge[2] e os modelos Saffron Aldridge[3] , Lily Aldridge, e Ruby Aldridge.

Carreira[editar | editar código-fonte]

A carreira de Aldridge começou em 1965, quando passou a atender o diretor de arte da Penguin Books, e começou a produzir ilustrações para capas de livros. Nos próximos dois anos, assumiu como diretor de arte, introduzindo seu estilo que ressoou como o estilo da época. Em 1968 criou sua própria empresa de design, INK, que se envolveu muito com criação de imagens gráficas para os Beatles e a Apple Corps. Durante os anos de 1960 e 1970, ele foi responsável por um grande número de capas de álbum, e ajudou a criar o estilo gráfico da época. Criou uma série de livros de ficção científica para a Penguin Books. Causou grande sucesso com suas ilustrações para o Bealtes Illustrated Song Lyrics, um livro com ilustrações para algumas músicas dos Beatles. Também ilustrou o "The Penguin Book of Comics", uma história de americana e britânica. Seu trabalho foi caracterizado por um desenho animado, estilo cartoon e suave aerografia - muito em sintonia com o estilo psicodélico da época. No cinema, em fevereiro de 1969, ele desenhou os gráficos para o controverso filme de Jane Arden, "Vagina Rex and the Gas Oven", no London Arts Laboratory, Drury Lane.

Ele é mais conhecido, porém, pela fotografia do livro The Butterfly and the Grasshopper Feast (1973), uma série de ilustrações de insetos antropomórficos e outras criaturas, que ele criou em colaboração com William Plomer, que escreveu os versos que o acompanham, baseados no poema de William Roscoes de mesmo nome, mas Aldridge se inspirou quando leu que John Tenniel disse a Lewis Carroll que era impossível desenhar uma vespa com uma peruca. Aldridge também criou a arte da capa de Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, de Elton John em 1975.

Títulos e prêmios[editar | editar código-fonte]

  • A retrospectiva Alan Aldridge - the Man with the Kaleidoscope Eyes, em destaque no Design Museum em Londres, de 10 de outuvro de 2008 a 25 de janeiro de 2009 foi analisada como "A viagem de uma vida[4]
  • "Aldridge foi o 'Guv'nor'....... ninguém consegue igualar sua influência na ilustração no século XX…" Sir John Betjeman - Times Literary Review, 1975.
  • Apelidado de O homem de olhos caleidoscópicos, após a música Lucy in the sky with diamond dos Beatles.

Referências

  1. Bio of Saffron Aldridge (em inglês) Fashionmodeldirectory.com.
  2. Artist profile on the Palazzo website Palazzoeditions.com.
  3. Bio of Saffron Aldridge (em inglês) Fashionmodeldirectory.com.
  4. [1] (em inglês) Designmuseum.org.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]