Albatroz-de-buller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAlbatroz-de-buller
Buller's Albatross on water.jpg

Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Procellariiformes
Família: Diomedeidae
Género: Thalassarche
Espécie: T. bulleri
Nome binomial
Thalassarche bulleri
(Rothschild, 1893)

O albatroz-de-buller (Thalassarche buller) é um relativamente pequeno albatroz. Procria na Nova Zelândia e nas ilhas subantárticas, e alimenta-se nas águas oceânicas ao largo da Austrália e do Pacífico Sul, tendo sido encontrados espécimes, todos os anos, na Corrente de Humboldt ao largo do Chile e do Peru[1]. Recebeu o seu nome em honra do ornitólogo neozelandês Walter Buller.

A sua plumagem é semelhante à dos larídeos, com costas escuras e parte inferior branca. A cabeça e pescoço são prateados com coloração cinzenta. Em volta dos olhos apresentam áreas brancas e pretas. O bico é negro com arestas e extremidade amarelas[2].

Em cada ano o casal destas aves separa-se durante 6 meses, a sobrevoar o oceano e depois reúnem-se nas ilhas subantárticas junto à nova zelândia para se reproduzirem.

Referências bibliográficas

  1. STAHL, J. C., et al, Distribution and movements of Buller's albatross (Diomedea bulleri) in Australasian seas in New Zealand Journal of Zoology, 1998, Vol. 25: 109-137 - acesso a 2 de Setembro de 2007
  2. Buller's Albatross - BirdLife Species Factsheet - acesso a 2 de Setembro de 2007
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.