Alberto Rosende

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alberto Rosende
Nome completo Alberto Carlos Rosende
Nascimento 14 de fevereiro de 1993 (31 anos)
Sul da Flórida, Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Ocupação Ator
Atividade 2012-presente

Alberto Carlos Rosende (Sul da Flórida, 14 de fevereiro de 1993) é um ator e cantor norte-americano. Ele é mais conhecido por interpretar Simon Lewis na série televisiva Shadowhunters e por seu papel como Blake Gallo na série Chicago Fire.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Rosende nasceu e foi criado no sul da Flórida, filho de Martha Cristina Ferrucho e Alberto Carlos Rosende. Tem um irmão mais novo chamado Diego.[1] Rosende participou do Fort Teatro Infantil Lauderdale, onde atuou em várias produções, incluindo uma versão de Hairspray onde interpretou Larkin. Ele foi educado na St. Thomas Aquinas High School de Fort Lauderdale, onde era um membro da STA Players, retratando Danny Zuko em Grease, Emile De Becque no Pacífico Sul, e Dr. Lyman Sanderson em Harvey.[2] Em 2015, Rosende se formou na New York University's Tisch School of the Arts com Bacharel em Belas-Artes.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro papel como profissional foi como dançarino no curta-metragem The Swing of Things em 2013. Em 2015, ele apareceu na quinta temporada de Blue Bloods, no episódio "Sins of the Father", como Carlos Santiago.[3] Nesse mesmo ano, ele participou de um episódio de Law & Order: Special Victims Unit como Jordan Messina. Em 2 de Maio de 2015, foi anunciado que Rosende havia sido escalado para o papel de Simon Lewis na série televisiva Shadowhunters do canal americano Freeform. Série baseada no sucesso literário Instrumentos Mortais da escritora Cassandra Clare, que estreou em 12 de janeiro de 2016.[4]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2013 The Swing of Things Dançarino Curta-metragem
2015 Blue Bloods Carlos Santiago 1 episódio
Law & Order: Special Victims Unit Jordan Messina
2016–2019 Shadowhunters Simon Lewis Elenco Principal
2019–2024 Chicago Fire Blake Gallo Elenco Principal
2019 Chicago P.D. 1 episódio
2020 Story Game James Curta-metragem
2022 Chicago Med Blake Gallo 1 episódio

Referências

  1. a b Thomas, Leah (12 de janeiro, 2016), "Who Is Simon On 'Shadowhunters'? Alberto Rosende Is The Heart Of The Series", Bustle.
  2. Kent, Jessica (16 de Março de 2010), ""Harvey" recognizes that perhaps no one is really sane or insane", South Florida Sun-Sentinel.
  3. Petski, Denise (1 de Maio, 2015), "Alberto Rosende & Emeraude Toubia Join 'Shadowhunters'", Deadline.com.
  4. Ge, Linda (1 de maio de 2015), "Da ABC Family" Caçadores de Sombras ", acrescenta Alberto Rosende e Emeraude Toubia", TheWrap.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]