Albino Manique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Albino Manique
Cidadania Brasil

Albino Batista Manique (São Francisco de Paula, 12 de março de 1944) é um compositor e acordeonista brasileiro.[1][2]

Albino, desde cedo sempre teve a música consigo. Tinha um vizinho e amigo chamado Francisco Castilhos, e juntos começaram a tocar. Francisco ganhou um cavaquinho[3], e como Albino tocava pandeiro, fizeram uma dupla para animar as festinhas do interior. Com o passar do tempo, Chico ganhou um violão, e Albino uma gaita de 80 baixos de seu pai, e desde então se apaixonou por este instrumento que ainda o acompanha até hoje.

Em 1958 se apresentavam num concurso musical de uma igreja em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. Como a dupla não tinha nome ainda, o animador Jair Teixeira disse que iria apresentá-los como Dupla Mirim. O batizado deu certo e, a partir deste dia, ficaram conhecidos como Dupla Mirim.

Em 1961, ele e Francisco Castilhos gravaram seu primeiro disco, intitulado Barbaridade, que até hoje ainda é muito tocado no sul do país. Depois de algum tempo se concretizou o Conjunto Os Mirins liderado por Albino.

Albino Manique tem uma musicalidade muito forte e muita habilidade com a sua gaita, criando uma técnica muito peculiar, e sempre se destacando por seus arranjos complexos e muito bem elaborados.

Em 1969 lançou seu primeiro disco solo, intitulado Alma de Acordeon, com sucessos como Taquito Militar e Bugio da Serra.

Na década de 1970 dedica-se ao conjunto, deixando de lado os discos individuais, voltando com todo vapor em 1978 com o disco solo Baile de Candeeiro trazendo músicas como Baile de Candeeiro e Madrugada.

Albino, em pouco tempo, passou a ser considerado uns dos melhores instrumentistas do Brasil e era muito requisitado para gravar discos de outros artistas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

1969: Alma de Acordeon

1978: Baile de Candieiro (que foi lançado com 3 capas diferentes)

1981: No Compasso da Acordeona

1983: A Gaita do Rio Grande

1984: Dançando Com Albino Manique

1985: Entrevero no Teclado

1986: O Gaiteiro

1989: Eu e a Acordeona (relançamento do LP Alma de Acordeon de 1969 em comemoração dos 20 anos do disco)

1994: A Gaita de Albino Manique

1998: O Som de Albino Manique

Referências

  1. «Albino Costa Maniquel». Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, Instituto Cultural Cravo Albin. Consultado em 27 de junho de 2012 
  2. Meu Ídolo Arquivado em 26 de junho de 2012, no Wayback Machine. - Michael Hartmann gaiteiro
  3. Jeandro Garcia (9 de janeiro de 2014), Os Mirins - video antigo (historia -Barbaridade - Morena Rosa), consultado em 14 de novembro de 2017 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • PERSCH, Adriano. A música de Albino Manique - Doce Saudade Vol.1
Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.