Aldo Novak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Aldo Novak 2006

Aldo Novak, cujo nome completo é Edwaldo Novak (São Roque, 10 de novembro de 1962) é um jornalista, que iniciou a carreira especializando-se em jornalismo aeroespacial e ficção científica, mas que atualmente é mais conhecido por seus textos de gestão pessoal, administração e equilíbrio de vida. Ele também é conhecido, no Brasil, como conferencista e coach e autor do livro "O Segredo para Realizar Seus Sonhos", da editora Ediouro e do livro "A Vida Não Tem Segredo", da editora Dreamland.

Você Atrai o que Transmite[editar | editar código-fonte]

Em 2008 Aldo Novak foi corroteirista e apresentador do filme Você Atrai o que Transmite. Similar em conceito ao O Segredo (The Secret), os dois filmes divergem na abordagem. O diretor do filme é Marcelo Ferrão, que escreveu o roteiro com Novak.

O Segredo - The Secret[editar | editar código-fonte]

Em 2007 Aldo Novak se tornou porta-voz do filme australiano O Segredo, produzido por Ronda Byrne. O Segredo é um filme produzido pela Prime Time Productions e consiste de uma série de entrevistas e dramatizações, relacionadas à "Lei da Atração", nome dado aos procedimentos usados por pessoas para que possam "atrair para si aquilo que desejam".

O filme tem duas vertentes, uma na linha de coaching e outra, mais popular, na linha new age. Novak é porta-voz da primeira. Durante o lançamento do filme no Brasil, ele concedeu uma série de entrevistas especificando sua visão do filme, e contradizendo outros porta-vozes, de linha esotérica. De seu ponto de vista o filme trata de questões técnicas apenas, usando linguagem romanceada.

Em julho de 2007, Novak lançou um DVD sobre o mesmo tema, chamado "A Lei da Atração: Decifrando o Grande Segredo", em que apresenta uma visão do assunto desprovida de esoterismo, misticismo ou física quântica.

Em fevereiro de 2008, lançou seu livro "O Segredo para Realizar Seus Sonhos", em que trata da Lei da Atração a partir de um paradigma que não faz concessões aos aspectos mágicos ou esotéricos, mas apenas trabalhando com elementos cognitivos e comportamentais.

Antártida[editar | editar código-fonte]

Em uma viagem chamada de "Primeira Expedição Liderança Antártica", Novak acompanharia um grupo de 45 pessoas (30 passageiros e 15 tripulantes) para uma viagem de 17 dias pelo continente antártico, acampamentos no gelo e visitas até as bases polares do Brasil e da Polônia. A expedição estava programada para ocorrer no final de 2008, a bordo do navio de pesquisas e exploração Inspector.

A equipe da qual Novak fazia parte incluia, também, José Carlos Gonçalves, Capitão de Mar e Guerra (Rrm) da Marinha de Guerra do Brasil, que atuou como Subchefe da Estação Científica Brasileira Antártica Comandante Ferraz, entre 1993 e 94 e Silvio Martins, membro e ex-presidente do Clube Alpino Paulista, com mais de 20 anos de experiência na Antártica.

A função dele seria aplicar treinamento de autoliderança aos participantes, além de efetuar um registro jornalístico da viagem, que ele faria por meio de um blogue da viagem. O navio, entretanto, não foi aprovado ou confirmado e a expedição, adiada.

Coaching[editar | editar código-fonte]

Estudou coaching com Thomas Leonard, da Coach University (EUA), até 1994. Em seguida, tornou-se membro da Coachville, de New Jersey.

Ele também publica uma coluna semanal chamada "Sucesso Gera Sucesso", onde trata de temas como motivação, networking, relacionamento pessoal, relacionamento de casais, mapas mentais e estabelecimento de "missionamento", também conhecido como "declarações de Missões" de vida e corporativas. Há alguns anos, começou a levar grupos em "viagens treinamento" para locais como Machu Picchu e Nazca, no Peru.

Mapas mentais[editar | editar código-fonte]

É promotor dos mapas mentais (mind maps), método gráfico sistematizado pelo autor inglês Tony Buzan como ferramenta de gestão do conhecimento e organização do capital intelectual, além de técnica de comunicação interpessoal, aprendizado e auto-conhecimento.

Relatório Alfa[editar | editar código-fonte]

Trabalhou no jornal eletrônico Relatório Alfa (que apesar de lembrar uma publicação sobre "teorias da conspiração", é muito mais um periódico de jornalismo alternativo, tratando de temas como política, defesa ambiental, questionamento quanto ao sistema de voto eletrônico brasileiro e supostos aparecimentos de OVNIs).

Combateu o uso de urnas eletrônicas não auditáveis nas eleições do País, escrevendo uma série de artigos chamados "burla eletrônica". Em setembro de 2006, contratado pela TV Cidadania, primeira emissora de TV cidadã brasileira, lançou o Programa Relatório Alfa em diversas emissoras à cabo, e via internet, tratando exatamente dos perigos sobre o uso de urnas eletrônicas nas eleições municipais, estaduais e federais.

Sistema bancário[editar | editar código-fonte]

Em 2003, liderou um combate virtual ao sistema bancário brasileiro, pedindo ajuda dos internautas para que a lei brasileira de defesa dos consumidores pudesse continuar sendo usada para defender os clientes das ações dos bancos (os bancos brasileiros desejavam usar uma outra lei, criada por eles). Sua mobilização junto ao Supremo Tribunal Federal provocou a queda dos servidores eletrônicos do governo que processavam o sistema de e-mails e, com a participação ativa do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), os bancos acabaram por perder a ação direta de insconstitucionalidade que moviam, para que não tivessem que obedecer às leis de defesa do consumidor do Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Aldo Novak