Alec Issigonis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Alec Issigonis
Nascimento 18 de novembro de 1906
Esmirna
Morte 2 de outubro de 1988 (81 anos)
Edgbaston
Cidadania Reino Unido, Grécia
Alma mater Universidade de Surrey
Ocupação engenheiro, designer de automóveis, piloto de automóvel
Prêmios membro da Royal Society, Comandante da Ordem do Império Britânico, Medalha Leverhulme
Causa da morte Pneumonia

Alexander Arnold Constantine Issigonis (Esmirna, 18 de novembro de 19062 de outubro de 1988) foi um designer automotivo greco-inglès, famoso por sua influência em diversos modelos, especialmente o Mini, lançado pela British Motor Corporation (BMC) em 1959.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alguns Minis no Issigonis centenary rally

Alec Issigonis nasceu na Turquia Filho de um grego naturalizado britânico casado com uma turca. O interesse pelo automóvel veio aos 12 anos, quando ele viu um pela primeira vez. Aos 16 mudou-se para Inglaterra onde iria cursar engenharia. Durante o curso ele foi reprovado três vezes em matemática. Diz à lenda que ele considerava a rigidez da matemática inimiga da criatividade.

Apos concluir o curso ele entrou para a indústria automobilística. Durante oito anos, trabalhou em pequenas montadoras até ser contratado pela Morris em 1936. Em 1942, ele iniciou o projeto de um novo carro. Durante o desenvolvimento, seu chefe William Morris ficou furioso ao ver o protótipo em escala real, chamando de “ovo poçhe”. Em 1948, a Morris iniciou a produção do Minor. O compacto foi o primeiro a vender mais de milhão de unidades. o modelo foi produzido até 1971.

Durante a disputa pelo controle acionário entre os sócios da nova empresa, surgida da fusão ente a Morris e a Austin, ele deixou a empresa e foi contratado pela Alvis. O primeiro projeto na nova empresa foi um sedan esportivo esse tipo de projeto contrariava as idéias dele, que prefere criar carros compactos. Quando a Alvis cancelou o projeto ele retornou para a Morris, que após a fusão com Austin, passou a se chamar British Motor Corporation (BMC).

A maior realização veio em 1959 A BMC sugeriu um novo modelo de carro compacto. A escassez de petróleo ocorrida durante a Guerra do Suez motivou elaboração do esboço. O projeto original previa que o carro teria pelo menos 3,5m com 80% do volume destinado passageiros e bagagem e capacidade para quatro lugares.a idéia surgiu enquanto ele saboreava um gim-tônica num hotel em Cannes. De forma improvisada, ele desenhou um esboço numa toalha de papel. Nele estavam as principais características de como seria o novo carro suspensão compacta rodas inseridas as extremidades e um inédito motor transversal. Apos três anos de desenvolvimento, o carro finalmente é lançado em 1959 sob o nome Morris Mini. Com um design revolucionário, tornou-se um grande sucesso de vendas permanecendo em linha ate 2000, quando a BMW assumiu definitivamente o controle da marca.

O projeto seguinte de lssigonis foi o Morris 1100 produzido em parceria com o estúdio Pininfarina. Em retribuição aos serviços prestados a indústria automobilística a rainha Elizabeth II lhe - concedeu a medalha da ordem da cavalaria. Ele se aposentou em 1971, mas continuou prestando serviço para BMC até 1987. Ainda na década de 1980, ele foi diagnosticado com o mal de Parkinson. Em 1988 faleceu aos 81 anos, vitima de pneumonia.

Modelos[editar | editar código-fonte]