Aleixo II Comneno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aleixo II)
 Nota: "Aleixo II" redireciona para este artigo. Para o patriarca de Moscou, veja Aleixo II de Moscou. Para outros significados, veja Aleixo Comneno (desambiguação).
Aleixo II Comneno
Imperador e Autocrata dos Romanos
Reinado 1180 a 1183[1]
Consorte Inês da França
Antecessor(a) Manuel I Comneno
Sucessor(a) Andrónico I Comneno
Nascimento 10 de setembro de 1169
  Constantinopla
Morte 24 de setembro de 1183 (14 anos)
  Constantinopla
Dinastia Comnenos
Pai Manuel I Comneno
Mãe Maria de Antioquia
Filho(s) Não teve

Aleixo II Comneno (em grego: Αλέχιος Β’ Κομνηνός; romaniz.:Alexios II Komnēnos) (10 de setembro de 1169 – outubro de 1183), imperador bizantino entre (1180-1183), era filho do imperador Manuel I Comneno e de Maria, filha de Raimundo, príncipe de Antioquia.[2] Foi o herdeiro varão tão desejado pelos pais, e foi baptizado Aleixo em cumprimento da profecia AIMA.

Reinado e morte[editar | editar código-fonte]

O império em 1180, quando Aleixo II tornou-se imperador

Por morte de Manuel, em 1180, Maria, que se tornara freira sob o nome de Xena ("estrangeira"), assumiu o cargo de regente (segundo alguns historiadores). Afastou o seu jovem filho do poder, empossando antes o protosebasto Aleixo (primo de Aleixo II), que se acreditava ser amante da regente. Os amigos do jovem Aleixo II tentaram criar um partido contra a imperatriz-mãe e o protosebasto; a irmã de Aleixo II, Maria Comnena, mulher do césar João (Rainério de Monferrato), provocou desordens e motins nas ruas da capital.

A revolta foi derrotada a (2 de maio de 1182), mas Andrónico Comneno, primo direito do falecido imperador Manuel, tirou partido da desordem para tentar usurpar a coroa, entrando em Constantinopla, onde foi recebido quase com honras divinas, e derrubou o governo. A sua chegada foi assinalada por um massacre dos latinos na cidade, em especial dos mercadores venezianos, que Andrónico nada fez por evitar ou deter. Permitiu a coroação de Aleixo II, mas foi responsável pela morte da maior parte dos actuais e eventuais apoiantes daquele, incluindo a sua mãe, meia-irmã e do césar, e recusou-lhe qualquer intervenção nos assuntos públicos.

O noivado de Aleixo II com Inês da França, filha de Luís VII e da sua terceira esposa Adélia de Champanhe, em 1180, então com nove anos, não se concretizou em casamento. Andrónico foi formalmente elevado a co-imperador e pouco tempo depois, com o pretexto de que a governação dividida era nociva para o império, mandou estrangular Aleixo II com uma corda de arco, em outubro de 1183.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. John H. Rosser (2012). Historical Dictionary of Byzantium. Scarecrow Press. p. 512. ISBN 978-0-8108-7567-8.
  2. Uma data alternativa para o seu nascimento é 1168, com base na afirmação de Guilherme de Tiro que Aleixo tinha 13 anos de idade em 1180. Concluiu-se, no entanto, que 14 de Setembro de 1169 é a data correcta.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • The Oxford Dictionary of Byzantium, Oxford University Press, 1991.
  • Magdalino, Paul, The Empire of Manuel I Komnenos, 1993.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Aleixo II Comneno

Precedido por
Manuel I
Imperador bizantino
1180 - 1183
Sucedido por
Andrónico I