Alejandro Bustillo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Autorretrato de Alejandro Bustillo.

Alejandro Bustillo (18 de março de 1889 - 3 de novembro de 1982) foi um pintor e arquiteto argentino que deixou sua marca em vários pontos turísticos da Argentina, especialmente na região dos Andes, da Patagônia.

Nascido em Buenos Aires, filho de Maria Luisa Madero e Dr. José Maria Bustillo, completou o ensino secundário na Otto Krause Technical School. Posteriormente, entrou na Escola de Arquitetura na Universidade de Buenos Aires e graduou-se arquiteto, em 1914.

Obteve sua primeira experiência profissional trabalhando no planejamento de fazendas, incluindo a de sua família, a Fazenda La Primavera, em 1918. Dois anos depois, retornou para Buenos Aires. Depois de uma visita a Paris, Bustillo incumbiu-se de dois grandes projetos para Carlos Tornquist, em Buenos Aires, planejando a casa da família (atualmente, Embaixada da Bélgica), em 1923, e o Banco Tornquist (atualmente, Banco Credit Lyonais), em 1928.

De 1924 a 1937, consolidou sua carreira com um grande número de trabalhos, incluindo edifícios comerciais, casas particulares e propriedades para alugar. Em 1932, começou a transformação de uma velha estação hidrelétrica, de Libertador Avenue, Buenos Aires, no Museu Nacional de Belas Artes. Em 1935, trabalhou para o governador da província de Misiones no planejamento da residência do governador, de San Martin Square, do parque municipal, da delegacia e dos arredores das Ruínas de San Ignácio Miní.

Em 1938, começou alguns de seus mais importantes trabalhos, ganhando a competição pelo planejamento do Hotel Llao Llao, em San Carlos de Bariloche, um importante centro turístico. O edifício, feito quase totalmente de madeira, foi destruído pelo fogo, pouco depois de sua construção, em 1939. Um ano depois, Bustillo construiu um novo hotel, reforçado com concreto e pedra. Em 1939, outro trabalho seu, o Cassino Mar del Plata, foi aberto, e ele começou o planejamento do Banco Nacional de Buenos Aires, que finalmente abriu em 1944. Em 1946, ele finalizou o Hotel Provincial e outros trabalhos de urbanização, no Mar del Plata. Seus últimos trabalhos começaram em 1977. Bustillo morreu aos 93 anos, tendo completado mais de 250 projetos.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.