Aleksei Gubarev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Aleksei Gubarev
Nascimento 29 de março de 1931
Gvardeitsi, URSS hoje:Rússia
Morte 21 de fevereiro de 2015 (83 anos)
Moscou
Nacionalidade União das Repúblicas Socialistas Soviéticas soviético
Ocupação piloto
Carreira espacial
Cosmonauta
Tempo no espaço 37d 11h 36m
Missões Soyuz 17, Soyuz 28
Insígnia da missão Insígnia Soyuz 28

Aleksei Aleksandrovich Gubarev (em russo: Алексей Александрович Губарев) (Gvardeitsi, 29 de março de 1931 — Moscou, 21 de fevereiro de 2015) foi um cosmonauta soviético que voou nas missões espaciais Soyuz 17 e Soyuz 28.

Gubarev se graduou na Escola Naval de Aviação Soviética em 1952 e então serviu à Força Aérea Soviética. Ele realizou estudos posteriores na Academia da Força Aérea Yuri Gagarin antes de ser aceito no programa espacial.

Ele foi originalmente treinado para o programa soviético lunar e para os voos militares com a Soyuz antes de ser treinado para as missões da Salyut. Sua próxima tarefa, em 1976, foi o programa Intercosmos. O seu voo na Soyuz 28 foi o primeiro destas missões de junção.

Ele abandonou a carreira de cosmonauta em 1981 e assumiu uma posição administrativa no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin.

Suas premiações incluem o título de Herói da União Soviética (duas vezes), Herói da República Socialista da Tchecoslováquia, e a Medalha Dourada Gagarin. Ele é um cidadão honorário nas cidades de Kaluga, Arkalyk, Tselinograd, e Praga.

Gubarev publicou um livro, The Attraction of Weightlessness, em 1982.

Ícone de esboço Este artigo sobre cosmonautas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.