Alessandro Marcello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Alessandro Marcello
Nascimento 1 de fevereiro de 1673
Veneza
Morte 19 de junho de 1747 (74 anos)
Veneza
Cidadania República de Veneza
Irmão(s) Benedetto Marcello
Ocupação compositor, matemático
Movimento estético Música barroca

Alessandro Ignazio Marcello (Veneza, 1 de Fevereiro de 1673Veneza, 19 de Junho de 1747) foi um nobre e diletante, que se interessava pela arte, tendo sido poeta, filósofo e notável músico italiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Veneza, contemporâneo de Antonio Vivaldi. O seu irmão Benedetto Marcello, foi também um compositor. Marcello dava concertos na sua cidade natal de Veneza. Compôs e publicou vários grupos de concertos, incluindo concertos sob o título de "La cetra" (a lira), assim como cantatas, árias, canzonettas e sonatas para violino. Marcello compunha frequentemente sob o pseudónimo de Eterio Stinfálico, o seu nome como membro da famosa Academia Arcadiana (Pontificia Accademia degli Arcadi).

Embora as suas obras se toquem hoje com escassa frequência, Marcello é considerado como um compositor muito competente. De acordo com o dicionário Grove, «os seus concertos de "La cetra" são invulgares pelas partes de instrumento de sopro solista, juntamente com um conciso emprego do contraponto ao estilo vivaldiano, elevando a sua categoria à de maior reconhecimento dentro do concerto clássico veneziano barroco».

O Concerto em ré menor que Marcello escreveu para oboé, cordas e baixo contínuo é talvez a sua obra mais conhecida. Foi divulgada graças a Johann Sebastian Bach, que a transcreveu para cravo (BWV 974).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • The Grove Concise Dictionary of Music, Oxford University Press, 1994

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) compositor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.