Alex Garland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Alex Garland
Nascimento 26 de maio de 1970 (48 anos)
Londres
Cidadania Reino Unido
Progenitores Pai:Nicholas Garland
Cônjuge Paloma Baeza
Alma mater Universidade de Manchester
Ocupação escritor, roteirista, romancista, diretor de cinema

Alexander Medawar Garland (Londres, 26 de maio de 1970), mais conhecido como Alex Garland, é um escritor, roteirista, produtor e diretor de cinema britânico, conhecido por escrever o filme 28 Days Later (2002) e escrever e dirigir o filme Ex Machina (2015).

Biografia e Carreira[editar | editar código-fonte]

Garland é filho do cartunista Nicholas Garland. Estudou na University College School, em Hampstead e na University of Manchester, onde se formou em história da arte. Vive atualmente em Manchester.

Seu primeiro romance foi The Beach, publicado em 1996 e que lhe trouxe grande repercussão. O sucesso do romance fez que com fosse adaptado para o cinema no filme de Danny Boyle, A Praia, estrelado por Leonardo DiCaprio.

Seu segundo romance foi The Tesseract, publicado em 1998, também adaptado para o cinema, em filme estrelado por Jonathan Rhys-Meyers. Em 2003, a pedido de Danny Boyle, escreveu o roteiro de Extermínio. Seu terceiro romance, The Coma foi publicado em 2004 e ilustrado por seu pai.

Garland também escreveu o roteiro do filme Sunshine, estrelado por Cillian Murphy, sendo esse seu segundo trabalho para o diretor Boyle. Garland também participou da sequência Extermínio 2, mas como produtor executivo.

Em 2010, escreveu a ficção Never Let Me Go, baseada no romance de Kazuo Ishiguro. Garland também foi responsável por Dredd, novo filme do Juiz Dredd da 2000AD Comics.

Recentemente, escreveu o roteiro inicial de Halo (que recebeu US $ 1.000.000 para escrevê-lo), filme baseado na famosa série de Video-games Halo.

Em 2015, Garland se estreou como diretor com o filme Ex Machina, estrelado por Domhnall Gleeson, Alicia Vikander e Oscar Isaac. O filme foi aclamado pela crítica e Garland foi indicado para o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2016.

Romances[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]