Alex Garland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Alexander Medawar Garland (Londres, 26 de maio de 1970), mais conhecido como Alex Garland, é um escritor, roteirista, produtor e diretor de cinema britânico, conhecido por escrever o filme 28 Days Later (2002) e escrever e dirigir o filme Ex Machina (2015).

Biografia e Carreira[editar | editar código-fonte]

Garland é filho do cartunista Nicholas Garland. Estudou na University College School, em Hampstead e na University of Manchester, onde se formou em história da arte. Vive atualmente em Manchester.

Seu primeiro romance foi The Beach, publicado em 1996 e que lhe trouxe grande repercussão. O sucesso do romance fez que com fosse adaptado para o cinema no filme de Danny Boyle, A Praia, estrelado por Leonardo DiCaprio.

Seu segundo romance foi The Tesseract, publicado em 1998, também adaptado para o cinema, em filme estrelado por Jonathan Rhys-Meyers. Em 2003, a pedido de Danny Boyle, escreveu o roteiro de Extermínio. Seu terceiro romance, The Coma foi publicado em 2004 e ilustrado por seu pai.

Garland também escreveu o roteiro do filme Sunshine, estrelado por Cillian Murphy, sendo esse seu segundo trabalho para o diretor Boyle. Garland também participou da sequência Extermínio 2, mas como produtor executivo.

Em 2010, escreveu a ficção Never Let Me Go, baseada no romance de Kazuo Ishiguro. Garland também foi responsável por Dredd, novo filme do Juiz Dredd da 2000AD Comics.

Recentemente, escreveu o roteiro inicial de Halo (que recebeu US $ 1.000.000 para escrevê-lo), filme baseado na famosa série de Video-games Halo.

Em 2015, Garland se estreou como diretor com o filme Ex Machina, estrelado por Domhnall Gleeson, Alicia Vikander e Oscar Isaac. O filme foi aclamado pela crítica e Garland foi indicado para o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2016.

Romances[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]