Alexander Keirincx

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Castelo Pontefract em Pontefract, West Yorkshire (Inglaterra), ca. 1640.

Alexander Keirincx (Antuérpia, 23 de janeiro, 1600 – Amsterdam, 1652) foi um pintor flamengo do Barroco que viveu em Utrecht e depois em Amsterdam, na República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos.[1][2] Tornou-se mestre na Guilda de São Lucas em 1619,[2] e, como seu professor, Abraham Govaerts, especializou-se inicialmente em pinturas de paisagens de florestas para gabinetes, à moda de Jan Brueghel, o Velho e Gillis van Coninxloo.[1] Também como Govaerts, as primeiras obras de Keirincx mostram assuntos mitológicos, históricos e bíblicos dentro de um estilo Maneirista emoldurado por árvores (repoussoir).[1] Contudo, durante os anos de 1620 e 1630, suas paisagens tornaram-se cada vez mais naturalistas, influenciadas pelo tonalismo holandês de Pieter de Molyn, Jan van Goyen e outros.

Este na Inglaterra para trabalhar em uma série de dez pinturas de paisagens, encomendadas por Carlos I de Inglaterra, principalmente vistas dos castelos do rei no norte da Inglaterra e Escócia. A importância dessa série e seu impacto na pintura posterior da Grã-Bretanha é difícil de ser subestimada, visto que Keirincx combinava a estética da tradição da pintura de paisagens com o gosto pelo detalhe e pelas vistas topográficas. São seus os primeiros retratos de casas, que se tornaram uma moda bem-estabelecida na pintura britânica no final do século XVII, com Jan Siberechts e Jan Griffier, o Velho.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Vlieghe, pp. 180–182.
  2. a b Devisscher.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexander Keirincx

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Hans Devisscher, "Keirinckx [Carings; Cierings; Cierinx; Keerinckx; Keirincx; Keirings; Keyrincx], Alexander [Alexandre]," Grove Art Online. University Press, [accessado em 11 de Novembro de 2007].
  • Hans Vlieghe, Flemish Art and Architecture, 1585-1700. Pelican History of Art. New Haven: Yale University Press, 1998. ISBN 0-300-07038-1


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.