Alexandra Maria Lara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexandra Maria Lara
Nascimento 12 de novembro de 1978 (39 anos)
Bucareste,  Roménia
Ocupação atriz
Cônjuge Sam Riley (desde 2009)
Outros prêmios
Alemanha Golden Camera: Melhor Atriz (2005)

Alexandra Maria Lara (Bucareste, 12 de novembro de 1978) é uma atriz romeno-alemã. Seus filmes mais conhecidos são Der Untergang (A Queda), no qual ela protagonizou Traudl Junge, secretária de Adolf Hitler e autora do livro que deu origem ao roteiro,e "Rush" onde interpretou Marlene Lauda Knaus,a esposa do tri-campeão de F1 "Niki Lauda".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lara é filha única de Valentin Plătăreanu, um ator de Bucareste, e sua esposa, Doina. Quando tinha quatro anos (em 1983) sua família decidiu fugir para a Alemanha Ocidental, para escapar do regime de Nicolae Ceauşescu na Romênia comunista.

Embora a família planejasse, no início, emigrar para o Canadá, estabeleceram-se em Freiburg im Breisgau (Baden-Württemberg), antes de se mudarem para Berlim. Após a graduação de ensino de nível médio no Französisches Gymnasium (ginásio francês) de Berlim, em 1997, Lara foi aprender a representar, sendo orientada por seu pai, co-fundador do Theaterwerkstatt Charlottenburg até 2000.

Aos 16 anos já colecionava papéis principais em vários dramas da televisão. Sua carreira deslanchou e, desde então, transformou-se numa atriz de cinema respeitada.

Seu papel mais famoso, e que a conduziu ao reconhecimento internacional, é o de Traudl Junge, a secretária de Adolf Hitler, interpretado por Bruno Ganz, no filme Der Untergang (br: A Queda), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Devido a seu desempenho convincente no filme, recebeu elogios de Francis Ford Coppola, que escreveu para ela um papel em 2007.

Alexandra Maria Lara também atuou no filme Control (2007), sobre a vida de Ian Curtis, vocalista da banda britânica Joy Division, no qual fez o papel de amante do cantor.

Em 2008 foi membro do júri no Festival de Cannes. No mesmo ano, voltou a atuar ao lado de Ganz em The Reader e em Der Baader Meinhof Komplex, no papel da guerrilheira Petra Schelm, uma das integrantes do grupo terrorista, morta a tiros na Alemanha dos anos 70. Em 2010 voltou ao cinema com Um Bairro Distante, de Sam Garbarski e em 2013 no filme Rush (2013), de Ron Howard como Marlene (Knaus) Lauda.

É casada com o ator britânico Sam Riley, eles se conheceram durante as filmagens de Control[1]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Alemanha Golden Camera

  • Melhor Atriz: 2005

Referências

  1. Kevin Maher, The good life of Sam Riley. The Sunday Times, 10 de janeiro de 2008. Acessado em 5-8-2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexandra Maria Lara