Alexandre Quintanilha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Namaacha (discussão | contribs)
Namaacha (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
'''Alexandre''' Tiedtke '''Quintanilha''' ([[Lourenço Marques]], actual [[Maputo]], [[Moçambique]], [[9 de Agosto]] de [[1945]]) é um [[Física|físico]] [[Portugal|português]] de renome internacional e professor no [[Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar]].
'''Alexandre''' Tiedtke '''Quintanilha''' ([[Lourenço Marques]], atual [[Maputo]], [[Moçambique]], [[9 de Agosto]] de [[1945]]) é um [[Física|físico]] [[Portugal|português]] de renome internacional e professor no [[Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar]].


Filho de pai [[Portugal|português]], o Prof. Doutor [[Aurélio Quintanilha]], [[Biologia|biólogo]] especialista em [[botânica]], natural dos [[Açores]] e, de mãe [[Alemanha|alemã]], Lucya Tiedtke, Alexandre Quintanilha completou os estudos secundários em Lourenço Marques, tendo prosseguido os estudos universitários na [[África do Sul]]. [[Licenciatura|Licenciado]] em [[Física Teórica]] em [[1968]] na Universidade de Witwatersrand, em [[Joanesburgo]]) e [[doutoramento|doutorado]] em [[Física do Estado Sólido]] em [[1972]], pela mesma universidade.
Filho de pai [[Portugal|português]] (o Prof. Doutor [[Aurélio Quintanilha]], [[Biologia|biólogo]] especialista em [[botânica]], natural dos [[Açores]]) e de mãe [[Alemanha|alemã]] (Lucya Tiedtke), Alexandre Quintanilha completou os estudos secundários em Lourenço Marques, tendo prosseguido o nível universitário na [[África do Sul]]. Obteve a [[licenciatura]] em [[Física Teórica]] em [[1968]] e o [[doutoramento]] em [[Física do Estado Sólido]] em [[1972]], pela Universidade de Witwatersrand, em [[Joanesburgo]].


Trabalhou durante vários anos na [[Universidade da Califórnia, Berkeley]], nos [[EUA]], onde foi director do Centro de Estudos Ambientais, tendo desenvolvido investigação nessa área. Entre [[1983]] e [[1990]] foi director assistente no Laboratório Nacional Lawrence, secção de Energia e Ambiente, e, entre [[1987]] e [[1990]], desempenhou o cargo de director do Centro de Estudo de Tecnologia da Biosfera.
Trabalhou durante vários anos na [[Universidade da Califórnia, Berkeley]], nos [[EUA]], onde foi diretor do Centro de Estudos Ambientais, tendo desenvolvido investigação nessa área. Entre [[1983]] e [[1990]] foi diretor assistente no Laboratório Nacional Lawrence, secção de Energia e Ambiente, e, entre [[1987]] e [[1990]], desempenhou o cargo de diretor do Centro de Estudo de Tecnologia da Biosfera.


Em [[1991]] foi nomeado director do Centro de Citologia Experimental e professor no [[Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar]] (ICBAS), da [[Universidade do Porto]], [[Portugal]]. É professor catedrático do ICBAS, director do Centro de Citologia Experimental e coordenador do [[Instituto de Biologia Molecular e Celular]], também no [[Porto]].
Em [[1991]] foi nomeado diretor do Centro de Citologia Experimental e professor no [[Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar]] (ICBAS), da [[Universidade do Porto]]. É professor catedrático do ICBAS, director do Centro de Citologia Experimental e coordenador do [[Instituto de Biologia Molecular e Celular]], também no [[Porto]].


Publicou perto de 100 artigos em várias revistas científicas de nível mundial, foi editor e autor de seis volumes em áreas da [[Biologia]] e [[Ambiente]], foi consultor redactorial da ''Enciclopédia de Física Aplicada'' e escreveu dezenas de artigos e relatórios em livros, revistas e jornais de divulgação, sendo ainda coordenador e autor de vários trabalhos nas áreas da Biologia, Ambiente e [[Física Aplicada]]. Em [[1993]] foi agraciado como ''Grande Oficial'' da [[Ordem Militar de Santiago de Espada]].
Publicou perto de 100 artigos em várias revistas científicas de nível mundial, foi editor e autor de seis volumes em áreas da [[Biologia]] e [[Ambiente]], foi consultor redatorial da ''Enciclopédia de Física Aplicada'' e escreveu dezenas de artigos e relatórios em livros, revistas e jornais de divulgação, sendo ainda coordenador e autor de vários trabalhos nas áreas da Biologia, do Ambiente e da [[Física Aplicada]]. Em [[1993]] foi agraciado como ''Grande Oficial'' da [[Ordem Militar de Santiago de Espada]].


==Vida privada==
==Vida privada==
Assumidamente homossexual, mantém, desde [[1978]], uma relação amorosa com [[Richard Zimler]], jornalista e professor norte-americano, naturalizado português em [[2002]]. Residem no [[Porto]] desde [[1990]]<ref>http://29primeirodireito.blogspot.com/2007/06/procura-de-richard.html 29primeirodireito -à procura de Richard Zimler</ref>. Em [[2010]], após a aprovação da lei que permite o [[Casamento entre pessoas do mesmo sexo|casamento entre pessoas do mesmo sexo]] em Portugal, Richard e Alexandre casaram-se oficialmente<ref>http://29primeirodireito.blogspot.com/2007/06/procura-de-richard.html 29primeirodireito -à procura de Richard Zimler</ref>, tendo sido um dos primeiros casais formados por figuras públicas a disfrutar a nova lei do casamento civil<ref>http://www.publico.pt/Cultura/escritor-eduardo-pitta-casou-com-companheiro_1449526</ref>.
Assumidamente homossexual, mantém, desde [[1978]], uma relação amorosa com [[Richard Zimler]], jornalista e professor norte-americano, naturalizado português em [[2002]]. Alexandre e Richard, residentes no [[Porto]] desde [[1990]]<ref>http://29primeirodireito.blogspot.com/2007/06/procura-de-richard.html 29primeirodireito -à procura de Richard Zimler</ref>, casaram-se oficialmente em [[2010]]<ref>http://29primeirodireito.blogspot.com/2007/06/procura-de-richard.html 29primeirodireito -à procura de Richard Zimler</ref>, após a aprovação da lei que permite o [[Casamento entre pessoas do mesmo sexo|casamento entre pessoas do mesmo sexo]] em Portugal, tendo sido um dos primeiros casais formados por figuras públicas a beneficiar da nova lei do casamento civil<ref>http://www.publico.pt/Cultura/escritor-eduardo-pitta-casou-com-companheiro_1449526</ref>.


{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 13h39min de 19 de agosto de 2011

Alexandre Tiedtke Quintanilha (Lourenço Marques, atual Maputo, Moçambique, 9 de Agosto de 1945) é um físico português de renome internacional e professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Filho de pai português (o Prof. Doutor Aurélio Quintanilha, biólogo especialista em botânica, natural dos Açores) e de mãe alemã (Lucya Tiedtke), Alexandre Quintanilha completou os estudos secundários em Lourenço Marques, tendo prosseguido o nível universitário na África do Sul. Obteve a licenciatura em Física Teórica em 1968 e o doutoramento em Física do Estado Sólido em 1972, pela Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo.

Trabalhou durante vários anos na Universidade da Califórnia, Berkeley, nos EUA, onde foi diretor do Centro de Estudos Ambientais, tendo desenvolvido investigação nessa área. Entre 1983 e 1990 foi diretor assistente no Laboratório Nacional Lawrence, secção de Energia e Ambiente, e, entre 1987 e 1990, desempenhou o cargo de diretor do Centro de Estudo de Tecnologia da Biosfera.

Em 1991 foi nomeado diretor do Centro de Citologia Experimental e professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto. É professor catedrático do ICBAS, director do Centro de Citologia Experimental e coordenador do Instituto de Biologia Molecular e Celular, também no Porto.

Publicou perto de 100 artigos em várias revistas científicas de nível mundial, foi editor e autor de seis volumes em áreas da Biologia e Ambiente, foi consultor redatorial da Enciclopédia de Física Aplicada e escreveu dezenas de artigos e relatórios em livros, revistas e jornais de divulgação, sendo ainda coordenador e autor de vários trabalhos nas áreas da Biologia, do Ambiente e da Física Aplicada. Em 1993 foi agraciado como Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada.

Vida privada

Assumidamente homossexual, mantém, desde 1978, uma relação amorosa com Richard Zimler, jornalista e professor norte-americano, naturalizado português em 2002. Alexandre e Richard, residentes no Porto desde 1990[1], casaram-se oficialmente em 2010[2], após a aprovação da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal, tendo sido um dos primeiros casais formados por figuras públicas a beneficiar da nova lei do casamento civil[3].

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Personalidades, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.