Alexandru Sturdza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alexandru Sturdza
Alexandru Sturdza
Alexander Skarlatovich Sturdza
Nascimento 1791
Iaşi
Morte 1854
Odessa
Nacionalidade Russo
Ocupação Diplomata

Alexandru Sturdza (Iaşi, 1791-Odessa, 1854) foi um diplomata russo de origem romena. Em seus escritos, refere-se como Alexandre Stourdza, uma tradução francesa de seu nome.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alexandru Sturdza era membro da família Sturdza, nascido em Jassy, na Moldávia, e com raízes na família grega Phanariotes pela sua mãe. Após a sua família fugir da Bessarábia em 1802 para evitar represálias dos Otomanos, foi para a Rússia.

Entrou no serviço diplomático da Rússia em 1809 e atuou como secretário de Ioannis Kapodistrias durante o Congresso de Viena. Fez o primeiro rascunho do tratado da Santa Aliança, a partir das notas do Czar Alexandre I da Rússia. Devido às suas origens gregas e a sua amizade com Ioannis Kapodistrias, foi um forte apoiante Filhelenista antes e durante a Guerra da Independência da Grécia, e patrocinou atividades filantrópicas para ajudar refugiados gregos.

Reformou-se e foi para Odessa em 1830, onde se dedicou aos seus trabalhos literários.

Alexandru Sturdza foi irmão de Roxandra Edling-Sturdza. Era primo de Mihail Sturdza, príncipe da Moldávia.

Referências

  • Ghervas, Stella. Alexandre Stourdza (1791-1854). Un intellectuel orthodoxe face à l'Occident. Genève, Ed. Suzanne Hurter, 1999. ISBN 2-940031-66-5
  • Ghervas, Stella. Réinventer la tradition. Alexandre Stourdza et l'Europe de la Sainte-Alliance. Paris, Honoré Champion, 2008. ISBN 978-2-7453-1669-1
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.