Alexia dos Países Baixos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexia
Princesa dos Países Baixos
Alexia em 2014
 
Casa Orange-Nassau
Amsberg (agnática)
Nome completo
Alexia Juliana Marcela Laurentina
Nascimento 26 de junho de 2005 (11 anos)
Haia, Países Baixos
Pai Guilherme Alexandre dos Países Baixos
Mãe Máxima Zorreguieta Cerruti

Alexia Juliana Marcela Laurentina (Haia, 26 de junho de 2005) é a segunda filha do rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos e da rainha Máxima. Atualmente, é a segunda na linha de sucessão ao trono holandês, atrás de sua irmã mais velha, Catarina Amalia, e à frente de sua irmã mais nova, Ariana.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

A princesa Alexia nasceu no Bronovo Hospital, em Haia, às 14h41 (horário local). Na ocasião pesava 3,44kg e media 50 centímetros.

Batismo[editar | editar código-fonte]

A princesa Alexia foi batizada em 19 de novembro de 2005 pelo reverendo Deodaat van der Boon no Dorpskerk em Wassenaar. Seus padrinhos foram o príncipe Friso, Juan Zorreguieta, Matilde da Bélgica, Jonkheer Frans Ferdinand de Beaufort e Jonkvrouw Alexandrea de Jeszenice. [1] Ela foi batizada de Alexia em homenagem ao seu pai e mantendo a tradição dos nomes com "A", Juliana em homenagem a sua bisavó paterna a rainha Juliana, Marcelapor causa da madrinha de sua mãe Marcela Zorreguieta, e Laurentina em homenagem à sua tia paterna a princesa Laurentina.

Hobbies[editar | editar código-fonte]

Pratica piano, rugby, hóquei, tênis e balé[2].

Aparições públicas[editar | editar código-fonte]

Apesar de todo cuidado da Casa Real para não expor em demasiado a Princesa Alexia e suas irmãs, o que já rendeu processos judiciais à imprensa holandesa, anualmente a família realiza uma ou outra sessão fotográfica oficial.

Alexia, Ariana e Amália também costumam participar de alguns eventos oficiais, como o Dia do Rei.

Acidente de esqui[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2016, durante as férias com sua família na Áustria, a Princesa Alexia quebrou seu fêmur direito (osso da coxa) enquanto esquiava. Ela foi transportada de helicóptero para um hospital local e fez uma cirurgia para reparar a lesão. Depois de alguns dias no hospital, Alexia foi liberada e foi exigido o uso de muletas para locomover-se enquanto se recupera. Informações sobre a princesa Alexia têm sido postada no site oficial da monarquia holandesa. Em 17 de fevereiro de 2012, o Príncipe Friso, seu tio e padrinho, foi surpreendido por uma avalanche na localidade enquanto esquiava fora da pista, ele não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 26 de junho de 2005 - presente: Sua Alteza Real, princesa Alexia dos Países Baixos, Princesa de Orange-Nassau."

Seu título oficial em neerlandês é: "Hare Koninklijke Hoogheid Alexia Juliana Marcela Laurentien, Prinses der Nederlanden, Prinses van Oranje-Nassau"

Por decreto real, de 25 de janeiro de 2002, n° 41, foi determinado que todas as crianças do rei Guilherme Alexandre receberão o título de Príncipe/Princesa dos Países Baixos e Príncipe/Princesa de Orange-Nassau.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexia dos Países Baixos

Referências