Alfabeto radiotelefônico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde junho de 2015). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.

Um alfabeto radiotelefónico (português europeu) ou alfabeto radiotelefônico (português brasileiro), alfabeto de soletração ou ainda alfabeto telefónico (português europeu) ou alfabeto telefônico (português brasileiro), é um sistema de identificação das letras do alfabeto por meio de palavras-código, utilizado sobretudo na comunicação falada, especialmente por rádio ou telefone, para soletrar palavras. Deve-se evitar confundir este com o alfabeto fonético.

No mundo todo, existem inúmeros sistemas para identificar as letras do alfabeto e para unificá-los internacionalmente foi criado um alfabeto-padrão pela Organização de Aviação Civil Internacional e também adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o chamado Alfabeto fonético da OTAN.

Alfabeto de soletração usado em Portugal[editar | editar código-fonte]

O usado atualmente em Portugal não é o internacional, mas um composto principalmente por nomes de terras portuguesas[1] :

Aveiro Nazaré
Braga Ovar
Coimbra Porto
Dafundo Queluz
Évora Rossio
Faro Setúbal
Guarda Tavira
Horta Unidade
Itália Vidago
José Waldemar
Kodak Xavier
Lisboa York
Maria Zulmira

Alfabeto de soletração usado no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil não há um único alfabeto de soletração. Em geral, baseia-se no alfabeto infantil ou adota-se o seguinte alfabeto[2] :

Amor Navio
Bandeira Ouro
Cobra Pipa
Dado Quilombo
Estrela Raiz
Feira Saci
Goiaba Tatu
Hotel Uva
Índio Vitória
José Wilson
Kiwi Xadrez
Lua Yes
Maria Zebra

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alfabeto radiotelefônico


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.