Alfafetoproteína

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alfa feto proteína (AFP) é uma glicoproteína sintetizada pelo fígado, a AFP é a principal proteína do soro fetal, daí o seu nome, pois é produzida no desenvolvimento (morfogênese) do embrião e do feto. Passa ao sangue materno onde a sua taxa máxima é atingida por volta da 32ª semana de gravidez. Desaparece do soro do bebé no ano seguinte ao nascimento.

O seu reaparecimento na criança ou no adulto observa-se nos cancros do fígado e do testículo, sem dúvida devido à ausência de repressão do gene que codifica para essa proteína.

Os testes de sangue para medir AFP têm duas aplicações principais: (1) em mulheres grávidas, como uma pesquisa para alguns tipos de malformação congênita e (2) nos adultos e crianças, como um marcador tumoral para alguns tipos de tumor. Nos hepatocarcinomas, a AFP eleva-se permanentemente, >400 ng/ml, em 70% destes tumores. Nos cancros de testículo as subidas analógicas (>400 ng/ml), estando associadas a uma elevação das betas-HCG, marcam os tumores não-seminomatosos do testículo.

A AFP encontra-se elevada, geralmente de modo mais moderado, em muitos outros cancros: teratocarcinomas ováricos, sobretudo, mas também nos cancros do pâncreas, do estômago ou dos brônquios. Em caso de malformações do tubo neural (espinha bífida aberta, anencefalia), a AFP aumenta de modo muito importante no liquido amniótico.

Valores de Referência[editar | editar código-fonte]

Homens e mulheres adultas não-grávidas: 0 a 10 ng/ml. Em mulheres gravidas os valores se elevam conforme o período de gestação. Níveis maiores a 500 ng/ml são altamente sugestivos de malignidade, e valores >1,000 ng/ml são indicativos de presença de neoplasia.

Valores elevados[editar | editar código-fonte]

Podem ser causados por hepatocarcinomas, câncer pancreático com metástase hepática, teratoma maligno de ovário ou dos testículos, câncer gástrico com metástase hepática, tumor do saco vitelino e tumor de células germinativas misto. Pode se elevar também em outros distúrbios como: cirrose, hepatite e aborto espontâneo. [1]

Referências

  1. MOTTA, Valter Teixeira. Bioquímica clínica para o laboratório – princípios e interpretações. Rio de Janeiro: MedBook, 2009. UFSC. acesso em: 20 nov 17.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Guia prático Climepsi de análises clinicas

Ícone de esboço Este artigo sobre proteínas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.