Alfinete de dama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
alfinete aberto
alfinete fechado através do cabeçote

Alfinete-de-dama (originalmente alfinete-de-ama) ou alfinete de segurança (tradução do inglês safety pin). No Brasil é denominado de alfinete de fralda.[1] .

Com a mesma finalidade do alfinete tradicional, unir peças de vestuário, possui as seguintes características: seu corpo é formado por uma única haste metálica (de aço inoxidável ou latão), e em seu centro é confeccionada uma mola. Desta maneira, formam-se duas "pernas" de haste paralelas. Na ponta de uma destas "pernas", existe um cabeçote, também metálico, para fixar a segunda perna e proteger de acidentes. A ponta da segunda "perna" é uma terminação aguda[2] [3] .

No passado, era muito utilizado para fixar as pontas de uma fralda de tecido (por isso a denominação "alfinete de fralda"), mas com o avanço tecnológico deste produto, entrou em desuso para esta finalidade, especialmente em países com desenvolvimento industrial.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Símbolo punk com safety pin

No movimento punk, é utilizado como adereço em roupas, sendo preso em qualquer peça de vestimenta.

Na década de 1980, também eram fixados em partes do corpo, como em orelhas ou na maçã do rosto, como concepção para definir uma tribo urbana[4] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Alfinete de dama

Referências

  1. Alfinete de Fralda Elo 7
  2. A New Method for the Removal of Safety Pins Ingested by Children Academy of Medicina Singapore
  3. Rottner, Renee M. «How Products Are Made. Volume 2. Safety pin» (em inglés). Consultado em dez/2015. «The Greeks and Romans called them fibulae (Latin for brooch) and used some to fasten garments, while others were mainly omnamental» 
  4. alfinete de segurança - punk Modas de Sub-cultura