Alfonsino d'Este

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alfonsino d'Este
Príncipe de Este
Nascimento 11 de novembro de 1560
  Ferrara
Morte 4 de setembro de 1578 (17 anos)
Nome completo Alfonsino d'Este
Cônjuge Marfisa d'Este
Casa Este
Pai Afonso d'Este, Marquês de Montecchio
Mãe Júlia Della Rovere
Brasão

Alfonsino d'Este[1] (11 de novembro, 1560Ferrara, 4 de setembro de 1578) foi um nobre italiano, membro da Casa d'Este. Era filho mais velho de Afonso d'Este, Marquês de Montecchio e neto de Afonso I d'Este, duque de Ferrara.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ferrara, Palacete de Marfisa d'Este.

Alfonsino era o filho primogénito de Afonso d'Este, Marquês de Montecchio (do ramo ilegítimo dos Este de Montecchio) e de Júlia Della Rovere.

De precárias condições físicas, Alfonsino casa, a 5 de maio de 1578, com a sua prima Marfisa d'Este (filha legitimada de Francisco d'Este), que, com base nas disposições testamentárias do pai, falecido em fevereiro de 1578, só entraria na posse da herança se viesse a casar com um membro da casa d'Este. O matrimónio foi homenageado com um poema de Torquato Tasso, "Già il notturno sereno" ("Rime", livro II, 11 de março de 1579).[2]

Mosteiro de Corpus Domini, Ferrara): túmulo de Alfonsino d'Este.

Alfonsino, era cinco anos mais jovem que a mulher, morre pouco depois, a 4 de setembro] de 1578. Marfisa, amante dos divertimentos e apesar do luto, continuou a participar nas festas da corte e, em 30 de janeiro de 1580 volta a casar com Alderano Cybo-Malaspina, príncipe herdeiro do Ducado de Massa e Carrara.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. o seu nome era Afonso (em italiano: Alfonso) mas para distingui-lo do pai, e atendendo que faleceu com quase 18 anos de idade, ficou conhecido pelo diminuitivo "Alfonsino".
  2. Letteratura italiana. Torquato Tasso, le Rime.
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em italiano, cujo título é «Alfonsino d'Este».

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Pompeo Litta, Famiglie celebri d'Italia - d'Este, 1835, Turim

Ligações externas[editar | editar código-fonte]