Alfonso Capecelatro di Castelpagano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alfonso Capecelatro
Cardeal da Santa Igreja Romana
Arcebispo emérito de Cápua
Info/Prelado da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
Congregação Congregação do Oratório
Diocese Arquidiocese de Cápua
Nomeação 20 de agosto de 1880
Predecessor Francesco Saverio Apuzzo
Sucessor Gennaro Cosenza
Mandato 1880 - 1912
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 23 de maio de 1847
por Sisto Cardeal Riario Sforza
Nomeação episcopal 20 de agosto de 1880
Ordenação episcopal 28 de outubro de 1880
por Raffaele Cardeal Monaco La Valletta
Nomeado arcebispo 20 de agosto de 1880
Cardinalato
Criação 27 de julho de 1885
por Papa Leão XIII
Ordem Cardeal-presbítero
Título Santos Nereu e Aquileu (1885-1886)
Santa Maria do Povo (1886-1912)
Brasão
Dados pessoais
Nascimento Marselha
5 de fevereiro de 1824
Morte Cápua
14 de novembro de 1912 (88 anos)
Nacionalidade francês
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Alfonso Capecelatro (Marselha , 5 de fevereiro de 1824 - 14 de novembro de 1912) foi um arcebispo italiano de Cápua, escritor eclesiástico, bibliotecário do Vaticano e cardeal .

Vida[editar | editar código-fonte]

Ele era descendente da família dos duques de Castelpagano. Seu pai serviu sob o general Murat, adotou os princípios políticos do período napoleônico e voluntariamente se exilou em Malta e Marselha, quando Fernando de Nápoles, após sua restauração pelo Congresso de Laibach, iniciou a repressão do liberalismo político.

A família retornou à Itália em 1826 e a Nápoles em 1830. Aos dezesseis anos, Alfonso entrou no Oratório de São Felipe Neri, em Nápoles. Ordenado sacerdote em 1847, dedicou-se ao confessionário, à pregação e a diversos empreendimentos caritativos, mas também aos estudos eclesiásticos, dando especial atenção à história eclesiástica. Ele foi particularmente atraído por Pedro Damião, Catarina de Siena, Filipe Néri e Afonso de Ligório, cujas biografias ele escreveu.

Ele atacou a "Vida de Cristo" de Ernest Renan , depois circulou amplamente na Itália, e depois publicou uma "Vida de Jesus Cristo". Ele dedicou três volumes a uma exposição da doutrina católica e dois às virtudes cristãs, e publicou vários volumes de sermões.

Enquanto isso, ele mantinha relações pessoais com várias pessoas, particularmente padres e religiosos em Nápoles, entre eles o franciscano Ludovico da Casoria, cuja biografia ele escreveu, e dois sacerdotes, Persico e Casanova, com quem ele freqüentemente discutia métodos de instrução catequética. Ele se correspondia com outros católicos liberais, entre eles Manzoni , Cesare Cantu , Dupanloup e Montalembert. O Papa Leão XIII o convocou a Roma, junto com Luigi Tosti, e fez dele bibliotecário assistente, desejando assim não apenas honrar um homem instruído, mas também fazer uso dele para o trabalho de reconciliação que ocupou sua mente até 1887.

Em 1880, Capecelatro foi nomeado Arcebispo de Cápua. Lá ele passou sua vida na administração de sua diocese, trabalhos literários e obras de caridade. Ele foi feito cardeal por Leão XIII em 1885. Ele recebeu alguns votos no Conclave de 1903.

Nas cartas pastorais e outras obras menores publicadas nos últimos anos de sua vida, ele trata das grandes questões dos tempos modernos, especialmente aquelas relacionadas à vida pública na Itália. Ele teve pouca influência na política eclesiástica e, no final, foi dominado pelo curso dos acontecimentos da crise modernista na Igreja Católica.

Link Externo[editar | editar código-fonte]