Alfred W. Crosby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gnome globe current event.svg
Este artigo ou seção se refere ou tem relação com alguém que morreu recentemente.
A informação apresentada pode mudar com frequência. Não adicione especulações, nem texto sem referência a fontes confiáveis. (Editado pela última vez em 18 de março de 2018.)
Twemoji 1f464.svg
Alfred W. Crosby
Nascimento 15 de janeiro de 1931
Boston
Morte 14 de março de 2018 (87 anos)
Boston
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Universidade de Boston
Ocupação historiador, professor universitário
Prêmios Bolsa Guggenheim
Empregador Universidade do Texas em Austin

Alfred W. Crosby (Boston, Massachusetts - 15 de Janeiro de 1931 - Boston, 14 de março de 2018) foi um historiador, professor e autor de livros como Intercâmbio colombiano (1972) e Imperialismo Ecológico (1986). Nesses trabalhos, ele fornece explicações com bases geográficas e biológicas para responder o porque dos europeus serem capazes de enfrentar, com relativa facilidade, o que ele chama de Neoeuropas da Australásia, América do Norte e América do Sul.

Reconhecendo que a maioria da riqueza moderna está localizada na Europa e nas Neoeuropas, Crosby investiga quais são as causas históricas por trás dessa disparidade. De acordo com Hal Rothman, um professor de História da Universidade de Nevada-Las Vegas, Crosby "adiciona biologia para o processo de exploração humana, com explicações para eventos tão diversos como a conquista de Cortez no México e da queda do Império Inca que fez uso da essência vital física da humanidade".[1]

Jared Diamond, autor de Armas, Germes e Aço, chegou à similar conclusão sobre toda biologia e ecologia da história humana.

Crosby é professor emérito de História, Geografia e Estudos Americanos. Ele deu aula na Universidade do Texas, Universidade Yale, Biblioteca Nacional da Nova Zelândia e Universidade de Helsinque. Ele foi apontado como acadêmico pelo presidente finladês Martti Ahtisaari.

Referências

  1. Rothman, Hal. "Conceptualizing the Real." American Quarterly 54.3 (2002): 485-497. ProQuest. University of Washington, Lynnwood. 1 November 2006.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Gallup, John, and Jeffrey Sachs. "Location, Location." Harvard International Review 21.1 (1998): 56-610. ProQuest. University of Washington, Lynnwood. 1 November 2006.
  • Sellers, Christopher. "Thoreau's Body." Environmental History 4.4 (1999): 486-514. ProQuest. University of Washington, Lynnwood. 2 November 2006.