Alfredo Farinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alfredo Farinha
Nascimento 19 de julho de 1925
Morte 27 de março de 2009
Cidadania Portugal
Ocupação jornalista, dirigente desportivo
Prêmios
  • Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique

Alfredo Farinha ComIH (Proença-a-Nova, Proença-a-Nova, Cimadas Cimeiras, 19 de julho de 192527 de Março de 2009), foi um jornalista português do jornal "A Bola".

Percurso[editar | editar código-fonte]

Alfredo Farinha nasceu em Cimadas Cimeiras, aldeia da freguesia de Proença-a-Nova, do concelho de Proença-a-Nova, no dia 19 de julho de 1925. Ainda criança mudou-se com os pais para o Estoril em busca de melhores condições de vida.

Como estudante frequentou a Escola Salesiana de Poiares e de Mogofores onde cedo mostrou vocação para as letras e para as línguas tendo aprendido latim, língua que dominava e chegou a ensinar.

Entrou para a escola Salesiana do Estoril em 1933 (na altura Asilo de Santo António do Estoril) graças ao empenho da mãe e à bondade do primeiro Director, Pe. Lucas, que lhe cedeu a própria cadeira para que ao então menino não lhe fosse negada entrada na escola por falta de lugares. Este episódio marcou-o por toda a vida tendo sido um dos mais prestigiados Antigos Alunos Salesianos e um dos mais antigos da Escola Salesiana do Estoril. O exemplo da figura de Dom Bosco foi uma referência na sua vida.

Jogou à bola com o anterior Rei de Espanha, João Carlos, conheceu Fausto de Figueiredo e trabalhou no Casino Estoril ainda jovem, profissão que durante muitos anos acumulou com a de jornalista desportivo.

Foi jornalista no "Mundo Desportivo", durante três anos, tendo depois sido convidado para o jornal "A Bola". Foi colega de nomes como Carlos Pinhão, vindo do mesmo jornal, e de Aurélio Márcio, entre outros grandes nomes que marcaram o jornalismo desportivo.

Sócio do Sindicato dos Jornalistas desde 1962 ajudou a fundar o CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto, na década de 60 e a Associação de Antigos Alunos dos Salesianos do Estoril.

Esteve no jornal "A Bola" entre 1957 e 1990, quando se reformou.

Viajou pelo mundo inteiro acompanhando os clubes e a selecção nacional. O estilo da sua prosa e a paixão que transmitia pela escrita fizeram dele uma referência do jornalismo nacional e não só desportivo. Muitos são os que classificam as suas crónicas como textos obrigatórios de leitura e aprendizagem de como escrever em bom português.

Em 1998 ainda foi um dos comentadores do programa "Donos da Bola" da SIC. Foi distinguido com vários prémios de jornalismo entre os quais o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique a 19 de Abril de 1986 pelo então Presidente Mário Soares.[1]

Em 2002 lançou o livro sobre futebol "O Apagão. Em 2008 recebeu o Prémio Prestígio Fernando Soromenho do CNID.

Alfredo Farinha faleceu durante o sono em sua casa, no Estoril, na madrugada de 27 de Março de 2009.

Cargos[editar | editar código-fonte]

Além de jornalista desportivo, Alfredo Farinha foi Preceptor e Professor de Português e Latim. Foi também Inspector Geral do Trabalho.

Foi um dos membros-fundadores do Clube Nacional de Imprensa Desportiva (CNID)

Foi dirigente do Grupo Desportivo Estoril Praia, ao qual presidiu, bem como da Associação dos Antigos Alunos Salesianos.

Foi também Vereador da Câmara Municipal de Cascais.

Frases[editar | editar código-fonte]

"O CNID é uma célula viva de apoio ao desporto, que nasceu de um grito de revolta contra a prepotência. Nesses idos anos 60, nós, jornalistas do desporto, éramos vistos apenas como colaboradores desportivos dos jornais, enquanto outros que se limitavam a copiar e a cortar informações da Reuters é que eram jornalistas! Hoje, as coisas e os reconhecimentos são, felizmente, muito diferentes. É por isso que recebo apaixonadamente este prémio mesmo que morra daqui a dois ou três minutos". (discurso de aceitação do prémio do CNID, 2008)

"O jornalismo para mim foi uma vocação.” (RECORD, 3 de Fevereiro de 1991).

"Não se descrevem tempestades com o chilrear de pardais."

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Alfredo Farinha". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 23 de outubro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.