Alfredo Fernandes Martins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alfredo Fernandes Martins (Fred) foi um geógrafo português. Professor do Instituto de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, nasceu em Coimbra em 19 de Janeiro de 1916 e faleceu, prematuramente, na mesma cidade, em 29 de Dezembro de 1982. Depois de ter estado matriculado durante cerca de um ano na Faculdade de Medicina, frequentou a Faculdade de Letras, onde se licenciou em Geografia em 1940, tendo obtido o seu doutoramento em Geografia Física em 1949.

Obra científica[editar | editar código-fonte]

Alfredo Fernandes Martins foi, sobretudo, um estudioso de Geografia Física, ainda que uma Geografia Física sempre relacionada e ao serviço dos Seres Humanos, agentes de transformação dos sistemas naturais e motores da História. Da obra científica de Alfredo Fernandes Martins, merecem destaque a sua tese de licenciatura, defendida em 1940 sobre “O esforço do Homem na Bacia do Mondego” e a sua tese de doutoramento (1949) sobre o “O Maciço Calcário Estremenho - Contribuição para um estudo de Geografia Física”. A primeira mantém, nos dias de hoje, uma grande actualidade sobretudo no que se refere às explicações do regime do rio, dos riscos associados às suas inundações e das lutas contra elas pelas comunidades agrícolas do Baixo Mondego. A segunda é um trabalho primoroso, de elevado rigor científico e, apesar de feito nos difíceis tempos do pós-guerra, sem apoio da cartografia topográfica e geológica hoje disponível, é um trabalho também ainda hoje actual em muitas das suas interpretações científicas e de grande utilidade teórica nos estudos sobre o carso português.

Para além do Baixo Mondego, acerca do qual escreveu mais dois textos, e do Maciço Calcário Estremenho, sobre o nos deixou também mais dois trabalhos, a sua obra científica tratou também o litoral português, as regiões tropicais, que visitou com frequência, e vários temas de História e Geografia Humana. Como Homem de Coimbra, que conhecia e vivia como poucos, deixou sobre esta cidade alguns dos seus trabalhos mais interessantes, com destaque para “Esta Coimbra - apontamentos para uma palestra”, republicado mais tarde (Cadernos de Geografia, 1982[1] e Almeida et al., 2003)[2].

O Professor: na sala e no campo[editar | editar código-fonte]

A principal faceta de Alfredo Fernandes Martins, aquela que traz mais recordações aos seus discípulos, é a de um professor exemplar, com aulas de elevada qualidade, bem apoiadas por desenhos feitos no quadro negro, rigorosos e esteticamente excelentes, capazes de motivar mesmo os alunos menos interessados para a complexidade e interesse da Geomorfologia e da Geografia Física.

Além do seu trabalho lectivo nas diferentes áreas da Geografia, leccionou e coordenou durante mais de uma década os cursos de férias para estudantes estrangeiros na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Mas era, sobretudo no campo, que as suas lições eram particularmente brilhantes. Ao sol ou à chuva, servindo-se da paisagem e dos seus particularismos para lições de Geografia Humana e de Geografia Física, deixou nas várias gerações de alunos que ensinou marcas profundas sobre o Maciço Calcário Estremenho, sobre a Beira Baixa e sobre o Baixo Mondego, para frisar apenas os seus terrenos de trabalho mais frequentes.

Bibliografia de Alfredo Fernandes Martins[editar | editar código-fonte]

1938 - O Clima de Inhambane. A Terra, Revista Portuguesa de Geofísica, Coimbra 7 (32).

1938 - Enrugamentos pré-câmbricos e Caledónicos na Península Ibérica. A Terra, Revista Portuguesa de Geofísica, Coimbra 7 (34).

1940 - O esforço do Homem na Bacia do Mondego. Tese de licenciatura, Coimbra.

1941 - A minha Tese. Resposta a um crítico. Ed. Autor, Coimbra.

1943 - Alguns reparos à classificação das colónias proposta por Hardy. Boletim do Instituto de Estudos Franceses, Coimbra, 2-3.

1944 - Grandeza, declínio e novas possibilidades da borracha brasileira. Brasília, Coimbra, 3.

1944 - Geografia Humana do Brasil. Brasília, Coimbra, 3.

1946 - A configuração do litoral português no último quartel do século XIV- apostila a um mapa. Biblos, Coimbra, XXII.

1946 – Princípios de Geografia humana de Vidal de la Blache (Tradução, prefácio, notas e ilustração). Cosmos, col. A marcha da Humanidade, secção III, 1, Lisboa.

1947 – Dicionário Chorográfico de Portugal Continental e Insular: Pico, Ponta do Sol, Ponta Delgada, Porto Santo e Portugal.

1949 - Le centre Littoral et le Massif Calcaire d’Estremadura. Livret-guide de l’ excursion B du XIV Congrès Internacional de Géographie. Lisboa.

1949 - Tese de doutoramento: O Maciço Calcário Estremenho. Contribuição para um estudo de Geografia Física.

1950 - Aspectos de relevo calcário em Portugal: os poljes de Minde e de Alvados. Boletim do CEG, Coimbra, 1.

1950 - O drama da planície. Boletim comemorativo do X Aniversário do Ateneu de Coimbra. Coimbra.

1951 - Esta Coimbra, alguns apontamentos para uma palestra. Boletim comemorativo do sexto aniversário do Clube Desportivo de Celas. Coimbra.

1952 - As portas do Sol - Contribuição para um estudo da cerca medieval coimbrã. Biblos, Coimbra, XXVII.

1952 - A Bairrada – rápida visão da paisagem cultural. Espumantes e vinhos da Bairrada. Anadia.

1953 - Tríptico Galego. Coimbra.

1953 - Em prol dos Campos do Mondego. Coimbra.

1954 - Princípios de Geografia Humana de Vidal de la Blache (Tradução, prefácio, notas e ilustração; 2ª edição). Cosmos, col. A marcha da Humanidade, secção III, 1, Lisboa.

1957 - A vinha nas paisagens rurais portuguesas. Vinhos de Portugal, Coimbra.

1960 – Professor Aristides de Amorim Girão. Revista do Centro de Estudos Demográficos, Lisboa, 12.

1964 - O condicionalismo geográfico na expansão portuguesa. Boletim da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, Coimbra, 5.

Bibliografia sobre Alfredo Fernandes Martins[editar | editar código-fonte]

ALMEIDA, A. C.; GAMA, A.; CRAVIDÃO, F. D. ; CUNHA, L. ; FERNANDES MARTINS P. e JACINTO, R. (2006) – Alfredo Fernandes Martins, geógrafo de Coimbra, cidadão do Mundo. IEG, CEG, Coimbra, 230 p.

CRAVIDÃO, F. e CUNHA, L. (2016) - Homenagem a Alfredo Fernandes Martins no centenário do seu nascimento (19 de janeiro de 1916 – 29 de dezembro de 1982). Academia das Ciências de Lisboa, 7 de junho de 2016. Cadernos de Geografia, Coimbra, 35, pp. 115-119.

GASPAR, Jorge (1984) - A propósito de ruralismo e urbanismo em Geografia ou Fernandes Martins, geógrafo da cidade.Biblos, LX, p.1-6.

JACINTO, Rui (2016) - Alfredo Fernandes Martins, poeta do olhar, Iberografias – Revista de Estudos Ibéricos. Guarda, Centro de Estudos Ibéricos, Nº 12 (XII), pp.129-137.

PEREIRA, J. V. S. (1984) - Alfredo Fernandes Martins - testemunho de um discípulo. Biblos, LX, p.7-12..

REBELO, F. (1983) – A Geografia Física em Coimbra. Contribuição para o conhecimento da Vida e da obra do Professor Doutor Alfredo Fernandes Martins. Biblos, LX, p.62-83.

REBELO, F. (2008) – A Geografia Física de Portugal na vida e obra de quatro Professores Universitários: Amorim Girão, Orlando Ribeiro, Fernandes Martins e Pereira de Oliveira. Minerva Coimbra, 109 p.

RIBEIRO, O. (1982) – Alfredo Fernandes Martins (1916-1982). Finisterra, Lisboa, 17 (34), pp. 347-352.

Referências

  1. Martins, A. F. (1982). «Esta Coimbra - apontamentos para uma palestra». Cadernos de Geografia 
  2. Almeida, Gama, Cravidão, Cunha, Martins e Jacinto (2006). Alfredo Fernandes Martins. Geógrafo de Coimbra, cidadão do Mundo. Coimbra: IEG