Alfredo Nascimento (Manaus)
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Dezembro de 2011) |
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. |
Alfredo Nascimento é um bairro da Zona Norte do município brasileiro de Manaus, capital do Amazonas.[1] Embora a prefeitura da cidade não o reconheça como bairro, tem grande relevância. Na estrutura geopolítica da cidade, é parte integrante do bairro Cidade de Deus e foi tido como um dos bairros mais violentos do município de Manaus em 2011.
História[editar | editar código-fonte]
Surgiu por volta de 1998 com uma densa ocupação de terras na região, de aproximadamente 10 mil famílias. Porém, com o decorrer do tempo, várias dessas famílias deixaram a comunidade.
A comunidade só se homologou como bairro em 2000, pela gestão municipal. Conta com uma estrutura pouco razoável, com pouca infraestrutura e um sistema educacional composto por poucas escolas (as duas únicas escolas de ensino médio na localidade são a Escola Estadual Wilma Vitoriano e Escola Estadual Frei Mário Monacelle). A mobilidade urbana também é precária, possuindo apenas três linhas de ônibus que integram a comunidade ao Terminal da Cidade Nova (T3), ao Terminal do Jorge Teixeira (T4) e uma outra linha de ônibus coletivo que o integra à zona leste. No geral, é um bairro de baixa renda, sendo classificado como um dos mais violentos da cidade de Manaus.
Aproximadamente 9 522 habitantes residem no bairro.
Referências
- ↑ Secretaria Especial para Articulação de Políticas Públicas[ligação inativa]. Prefeitura de Manaus. Página visitada em 02/11/08.