Aliança (Bíblia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura por outros significados de aliança, veja Aliança.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A Velha Aliança: Deus promete a Noé não voltar a destruir a Terra por um dilúvio, dando como sinal o arco-íris.

Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.

O termo é também utilizado como sinônimo da própria Bíblia (como acontece em versões latinas). Existem diversos rituais, indicados na Bíblia, que implicavam a formação de alianças entre pessoas ou diretamente com Deus. A primeira aliança a ser estabelecida aparece com a descida da arca de Noé no monte Ararate, quando Deus faz aparecer o arco-íris como sinal da Velha Aliança - daí a expressão "arco-da-velha" (aliança) para designar este fenómeno óptico.[1] Outras alianças se sucedem na narrativa judaico-cristã, como o pacto com Abraão e a promessa de uma descendência mais numerosa que as estrelas do céu (e que tem o seu momento ritual quando Abraão divide ao meio uma novilha, uma cabra e um cordeiro, por entre os quais passa uma labareda de fogo, como sinal divino). No judaísmo, tal aliança passaria a ser marcada também pelo ritual da circuncisão. Após o Êxodo do Egito, o povo de Israel passa a ser testamentário de outra aliança que o torna no povo eleito de Deus. Na perspectiva cristã, com Apóstolo Paulo, passa-se a falar da Nova Aliança, selada com o sacrifício de Cristo para a remissão das almas.

Referências

  1. A origem da expressão arco-da-velha. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.


Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.