Alienígenas benevolentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Representação de um alienígena fazendo um gesto de paz.

O conceito do contato e interação da espécie humana com alienígenas benevolentes é um tema corriqueiro da ficção científica. As obras que lidam com o assunto freqüentemente incluem uma troca de tecnologia, uma aliança militar ou apenas uma compreensão geral e um sentimento de boa vontade entre humanos e alienígenas. As obras deste subgênero incluem filmes famosos como The Day the Earth Stood Still e 2001: A Space Odyssey. Também os filmes Star Trek: First Contact, E.T. the Extra-Terrestrial e o universo de Star Wars contém alienígenas benevolentes. Alienígenas benevolentes por vezes usam a frase-clichê "viemos em paz". A maioria das hipóteses englobadas pelo termo genérico Teoria dos astronautas antigos se baseia em alienígenas benignos.

Os alienígenas também podem ser retratados como seres maléficos, tais como nos filmes A Guerra dos Mundos,Independence Day,Mars Attacks!,Sinais e como na série de televisão Arquivo X. Algumas vezes, os alienígenas das histórias de ficção científica ocultam sua malignidade comportando-se de forma benevolente, tais como na série de televisão V - The Final Battle e no episódio "To Serve Man" de Alem da Imaginação. Em tais casos, a revelação da real natureza dos extraterrestres costuma ser o ponto alto da história.

A benevolência ou malevolência de um grupo de seres inteligentes extraterrestres pode ser difícil de discernir. Por exemplo, se uma raça alienígena ajuda a humanidade fornecendo uma tecnologia avançada que de outro modo seria incompreensível, capaz de solucionar problemas sociais e físicos humanos, isto pode abalar de tal forma o desenvolvimento humano que a humanidade termina por ser prejudicada por um ato aparentemente benévolo. Nesta hipótese, a ambigüidade a respeito da benevolência seria reforçada se a raça alienígena for pouco comunicativa ou difícil ou impossível de ser compreendida pelos humanos. Alternativamente, um ato maléfico, tal como violência ou invasão, se derrotada pelos humanos (como inevitavelmente acontece na maioria das histórias de filmes e séries de televisão de ficção científica) poderia resultar em muitos benefícios para a humanidade, tais como encorajar a paz entre as nações do mundo ou tornar disponíveis novas tecnologias. Uma raça alienígena inteligente, suficientemente avançada e preparada pode ser capaz de parecer benévola ou malévola, quando na verdade perseguem objetivos opostos.

A representação de uma raça alienígena como benévola ou malévola assume um grau de homogeneidade cultural dos extraterrestres que presentemente não existe na humanidade, mas que pode ser possível no futuro ou em outras espécies inteligentes, a medida em que melhorar o grau de comunicação entre as diversas culturas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.