Alim Pedro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o parque em Porto Alegre, veja Parque Alim Pedro.
Alim Pedro
Nascimento 1907
Rio de Janeiro
Morte 1975
Rio de Janeiro, Guanabara
Nacionalidade Brasil Brasileira
Carreira musical
Período musical Engenheiro e político

Alim Pedro (Rio de Janeiro, 1907Rio de Janeiro, 1975) foi um engenheiro e político brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alim Pedro nasceu no estado do Rio de Janeiro, em 1907, e deixou descendência, na capital fluminense, de seu casamento com Ruth Pedro (? - Rio de Janeiro, 1999).

Diplomou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

Na área pública, iniciou sua jornada ao assumir a presidência do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (I.A.P.I.), criado nos moldes do I.A.P.B., tendo sido nomeado para este cargo pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra em janeiro de 1946.

Após o suicídio de Getúlio Vargas em agosto de 1954 e a posse do vice-presidente Café Filho, líderes políticos cariocas indicaram seu nome para o cargo de prefeito do então Distrito Federal. Com apoio do Partido Libertador (PL) e da União Democrática Nacional (UDN), obteve aprovação unânime no Senado, assumindo a prefeitura em setembro de 1954.

Foi prefeito do então Distrito Federal, de 4 de setembro de 1954 a 17 de novembro de 1955.Em sua administração foi concluída a primeira etapa das obras de construção da adutora do Guandu, a estação Castelo de transportes urbanos, entre outras iniciativas.

Deixou a prefeitura após o afastamento de Café Filho e Carlos Luz da presidência da República, sendo substituído interinamente em novembro de 1955 por Eitel de Oliveira Lima.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • ABREU, Alzira Alves de & BELOCH, Israel (coords.). Dicionário histórico-biográfico brasileiro, 1930-1983. Rio de Janeiro, Forense-Universitária/FGV-CPDOC/Finep, 1984, vol. 1; OLIVEIRA REIS, José de. O Rio de Janeiro e seus prefeitos, evolução urbanística da cidade. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, vol.3.
Precedido por
Dulcídio do Espírito Santo Cardoso
Prefeito do Distrito Federal (1889-1960)
1954 — 1955
Sucedido por
Eitel de Oliveira Lima
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.