Alim Pedro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o parque em Porto Alegre, veja Parque Alim Pedro.
Alim Pedro
Nascimento 1907
Rio de Janeiro, Brasil
Morte 1975
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileira

Alim Pedro (Rio de Janeiro, 1907Rio de Janeiro, 1975) foi um engenheiro e político brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alim Pedro nasceu no estado do Rio de Janeiro, em 1907, e deixou descendência, na capital fluminense, de seu casamento com Ruth Pedro (? - Rio de Janeiro, 1999).

Diplomou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

Na área pública, iniciou sua jornada ao assumir a presidência do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (I.A.P.I.), criado nos moldes do I.A.P.B., tendo sido nomeado para este cargo pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra em janeiro de 1946.

Após o suicídio de Getúlio Vargas em agosto de 1954 e a posse do vice-presidente Café Filho, líderes políticos cariocas indicaram seu nome para o cargo de prefeito do Distrito Federal. Com apoio do Partido Libertador (PL) e da União Democrática Nacional (UDN), obteve aprovação unânime no Senado, assumindo a prefeitura em setembro de 1954.

Foi prefeito do Rio de Janeiro, de 4 de setembro de 1954 a 17 de novembro de 1955.Em sua administração foi concluída a primeira etapa das obras de construção da adutora do Guandu, a estação Castelo de transportes urbanos, entre outras iniciativas.

Deixou a prefeitura após o afastamento de Café Filho e Carlos Luz da presidência da República, sendo substituído interinamente em novembro de 1955 por Eitel de Oliveira Lima.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • ABREU, Alzira Alves de & BELOCH, Israel (coords.). Dicionário histórico-biográfico brasileiro, 1930-1983. Rio de Janeiro, Forense-Universitária/FGV-CPDOC/Finep, 1984, vol. 1; OLIVEIRA REIS, José de. O Rio de Janeiro e seus prefeitos, evolução urbanística da cidade. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, vol.3.
Precedido por
Dulcídio do Espírito Santo Cardoso
Prefeito do Rio de Janeiro
19541955
Sucedido por
Eitel de Oliveira Lima
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.