Alisa Galliamova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Alisa Galliamova
Nascimento 18 de janeiro de 1972 (46 anos)
Cazã, União Soviética
Cidadania Rússia
Cônjuge Vassily Ivanchuk
Ocupação jogadora de xadrez

Alisa Galliamova (Região da Tartária, 18 de Janeiro de 1972) é uma enxadrista russa que detém o título de WGM e MI pela FIDE e ex-campeã mundial júnior de xadrez. Ela é casada com o GM Vassily Ivanchuk, um dos melhores enxadristas da atualidade.

Em 1997, ela venceu o Torneio de Candidatos feminino em Groningen, Países Baixos. Foi então agendado o match com Xie Jun, que terminou em segundo, para Agosto do ano seguinte sendo que a vencedora disputaria o título mundial em Novembro com Zsuzsa Polgar.

Entretanto, após a partida ter sido agendada, Galliamova protestou devido ao fato de toda as partidas terem sido planejadas para ocorrer na China, lar da rival. A razão para isso foi que apenas a China estava financiando o evento. Apesar de Galliamova querer que metade das disputas fossem em Kazan, Rússia, os russos não tinham o dinheiro requerido para financiar o evento[1] Finalmente quando Galliamova desistiu do evento, Xie Jun foi considerada vencedora.

A FIDE então organizou o match para disputa do título entre Xie Jun e Polgar para Novembro de 1998. Entretanto Polgar alegou que não poderia competir porque estava grávida e depois da FIDE ter reagendado o evento, alego que não poderia competir porque estava amamentando.

Depois de vários esforços terem sido feitos para organizar o evento, a FIDE declarou que Polgar havia abdicado do título mundial, e que o título estava vago.[2] A FIDE então decidiu que Galliamova poderia voltar ao ciclo e disputaria o título mundial com Xie Jun. Desta vez, os russos patrocinaram metade do evento e a disputa ocorreu em Kazan, Rússia e Shenyang, China em Agosto de 1999, da maneira que Galliamova havia inicialmente exigido. Xie Jun venceu o match por 8.5 - 6.5 e se tornou campeã mundial.[3]

Em Março de 2006, Galliamova novamente chegou as finais do campeonato mundialm, competindo contra Xu Yuhua. [1]

Referências

  1. http://www.samsloan.com/lianzhi.htm Xie-Galliamova: From Beginning to End By Sun Lianzhi
  2. The Week in Chess 242
  3. http://www.samsloan.com/xiejun.htm Xie Jun defeats Alisa Galliamova in match for Woman's World Chess Championship

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia possui o
Portal de Enxadrismo
Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.