All About Eve (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura All About Eve (filme), veja All About Eve.
All About Eve
Informação geral
Origem Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Rock alternativo
Folk rock
Rock gótico
Ethereal wave
Período em atividade 19841993
19992004
Gravadora(s) Mercury Records
Vertigo Records
MCA

All About Eve é uma banda de rock/pop britânica. O núcleo criativo consiste de Julianne Regan (vocalista) e Andy Cousin (baixo), com outros membros mudando ao longo dos anos.

Julianne Regan, previamente uma jornalista, tocou baixo para a banda Gene Loves Jezebel por algum tempo. O núcleo inicial de All About Eve era Regan, o guitarrista Tim Bricheno, e o baixista Andy Cousin do Aemotti Crii. Como um trio (auxiliado por uma bateria eletrônica), lançaram uma série de singles independentes durante a década de 80, incluindo "D For Desire", "In The Clouds" e "Flowers In Our Hair". Depois que Regan fez acompanhamento vocal para o álbum God's Own Medicine da banda The Mission, o All About Eve recebeu mais atenção e assinou contrato com a Phonogram. O baterista Mark Price ingressou na banda nessa época.

O álbum de estréia, "All About Eve", foi lançado em 1988 e produziu o sucesso britânico Martha's Harbour. Com influência dos ideais hippie, de magia branca e contos de fada e no estilo folk rock, a banda conquistou muitos fãs. Apesar de ser frequentemente rotulada como uma banda de rock gótico, o All About Eve foi pouco ou nada inspirada por essa corrente, sendo essa associação em parte por motivos mercadológicos e em parte por atividades prévias e posteriores de membros da banda.

Em um episódio bem conhecido, a banda iria dublar uma versão da música Martha´s Harbour no famoso programa televisivo britânico Top Of The Pops, da emissora BBC, mas devido a um erro técnico do estúdio, a música gravada foi tocada sem que a banda, que ficou estática esperando o sinal para que iniciassem a dublagem, soubesse. Para compensar o fato, a banda foi convidada a participar novamente na semana seguinte, apresentando-se sem intercorrências.

No ano seguinte seu segundo álbum, Scarlet And Other Stories, foi lançado e a banda viajou em turnê britânica. A principal característica desse álbum foi o vocal mais sombrio e melancólico de Regan, explicado por dolorosos episódios amorosos da vocalista, que se manifestaram também nas letras das músicas.

Em 1990, Bricheno deixou o grupo (mais tarde participou do The Sisters of Mercy na fase Vision Thing e depois das bandas XC-NN e Tin Star) e foi rapidamente substituído por Marty Willson-Piper (da banda The Church). Gravaram Touched By Jesus em 1991, com a participação de David Gilmour (do Pink Floyd) como guitarrista em duas faixas.

Logo em seguida mudaram de gravadora e de estilo, lançando Ultraviolet no ano seguinte. Seguindo um caminho completamente diferente do seu lançamento prévio, Ultraviolet suavizou muito a música da banda, revisitando o sentimento de melancolia de Scarlet com uma pesada inspiração dos movimentos shoegazing e psicodélico, tornando o estilo da banda ainda mais frio, com muitos vocais em downplay. O álbum, lançado pela gravadora MCA não teve grande apoio da mesma, que considerou a mudança de estilo para pior, levando então a banda a se separar. A MCA rapidamente excluiu o álbum de seu catálogo. Apesar da banda ter continuado por mais poucos meses sem a participação de Regan, separou-se definitivamente no início de 1993. O álbum em que estavam trabalhando na época foi lançado mais tarde no mesmo ano, mas não com o nome de All About Eve, mas Seeing Stars.

Regan saiu para formar a banda Mice e trabalhar com Bernard Butler, mas nunca se concretizou um álbum com o último por conflitos de personalidade. Apesar dos boatos de que Julianne pensou que Butler fosse "Satã", isso nunca foi confirmado. Mais tarde, associou-se a Jean-Marc Lederman, antigo conhecido da banda Gene Loves Jezebel no projeto altamente atmosférico Jules et Jim, que continua até hoje.


Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]