All Star (calçado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

{Formatar referências|data=Agosto de 2020}{Mais fontes|data=agosto de 2020}[Ficheiro:A classic Black pair of Converse All Stars resting on the Black & White Ed. Shoebox (1998-2002).JPG|thumb|direita|upright|Converse All Star, de cano alto na cor preta e branca.]] All Star é um modelo de [calçado] de [lona] e [borracha] produzido pela [Converse (empresa)].

É fabricado sob o nome de Chuck Taylor All Stars ou Converse All-Star (também conhecido como Chuck's), também estourou em vendas em 2005.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Converse All Star na cor preta.

Inicialmente, foram produzidos em 1917 como uma tentativa da Converse padronizar os sapatos para o basquete. Eles não eram populares até o jogador Chuck Taylor adotá-los como seu sapato preferido para o esporte. Ele ficou impressionado com o design que, logo após, se tornou um dos sapatos mais vendidos. Depois de sugerir algumas alterações, o tênis ganhou o nome do jogador e sua assinatura na parte do tornozelo. Embora o preto seja o mais popular, Chuck preferia os tênis de cano longo (antigamente, conhecidos simplesmente como 'white').

Com o passar do tempo, os consumidores exigiram mais variedades - especialmente para combinar com os uniformes das equipes, etc. Foram produzidos cadarços pretos, brancos, laranjas, amarelos e outros. Posteriormente, novas cores e estilos tornaram- se disponíveis. Low-top ou oxford, high-top e depois, knee-high foram as versões produzidas. Outros materiais foram utilizados no sapato, como couro, camurça, vinil, denim e cânhamo. Algumas versões eram compradas sem o cadarço; estes foram desenhados por Chuck antes de sua morte, em 1969. Quando a Nike comprou a Converse e as produções foram transferidas para os Estados Unidos e outros países, o design sofreu alterações. O tecido não é mais 2-ply lona de algodão, mas 1-ply "têxteis" e muitos usuários notaram diferentes padrões de desgaste.

Em 2015 foi lançada pela Converse uma nova versão do calçado, chamada de Chuck Taylor All Star II, que apresenta diversas mudanças, tanto no interior quanto no design em relação ao modelo original.[2]

Popularidade[editar | editar código-fonte]

Diversos All-Stars.

Na década de 1950, o sapato havia se tornado popular entre os jovens. Os fãs de punk rock adotaram o tênis como uma tendência de moda até o fim da década de 1970. O All-Star se tornou novamente popular a partir da década de 1990, principalmente entre os fãs da banda grunge Nirvana, devido ao fato de seu vocalista, Kurt Cobain, ter usado All-Stars por muitos anos antes da década de 1990, devido à influência de diferentes bandas de punk rock que ele gostava em sua juventude. O guitarrista da banda Rage Against the Machine, Tom Morello, também era (e ainda é) conhecido por geralmente usar All-Stars. O guitarrista do U2, The Edge, também tem sido visto usando All-Stars no palco nos últimos anos. A estrela do programa Jackass, Johnny Knoxville, é outro conhecido por usar esse modelo de calçado. Rupert Grint regularmente também usa All-Stars. Slash, guitarrista do Guns N' Roses é outro que tem o All Star como marca registrada.[3]

Modelo infantil All Star

Hoje, os sapatos são muito popularmente usado por crianças, adolescentes e jovens adultos de ambos os sexos. Os sapatos estão disponíveis em várias cores e em uma variedade de estilos de tecidos e estampas. Até hoje, mais de 1 bilhão de pares de Converse All Stars foram vendidos em todo o mundo, sendo 30 000 por semana.

Atual logotipo usado nos tênis All Star. Ele aparece na parte traseira e frontal de todos os modelos da marca, exceto os de cano médio e alto, em que aparece apenas na parte traseira.
Converse All Star preto em modelo de couro

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre All Star (calçado)