All news

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

All news (termo da língua inglesa que significa "totalmente notícias") é o termo usado para designar um formato de emissora de rádio ou de televisão, cuja programação é composta apenas de notícias ou reportagens, ou seja, de cunho apenas jornalístico.

História[editar | editar código-fonte]

O pioneiro da radiodifusão Arthur W. Arundel é conhecido por fundar a primeira estação de notícias 24 horas por dia nos Estados Unidos em janeiro de 1961, a WAVA e WAVA-FM, em Washington, DC. A estação teve um sucesso entre uma audiência na capital, e fez coberturas importantes, como a Guerra do Vietnã e os assassinatos do presidente John F. Kennedy, de Martin Luther King e de Robert F. Kennedy. Arundel ajudou outras estações em Nova York e Chicago a criarem um formato "all news" e depois passou a enfrentar a concorrência direta da Washington WTOP/1500 em Washington, em 1969.

O Grupo W, a divisão de transmissão da Westinghouse, foi o pioneiro em criar um formato all-news de rádio em um ciclo de 20 minutos que evitava noticiários em rede para que as notícias locais e não-locais pudessem ser livremente mescladas, de acordo com o que parecia mais interessante ou importante em qualquer dia. Westinghouse também usou repórteres de campo em suas emissoras em Nova York, Filadélfia e Los Angeles. WINS começou a transmitir seu formato all-news em abril de 1965. Uma segunda estação de notícias de Nova York, a CBS, passou a adotar o formato em 28 de agosto de 1967. A CBS transformou algumas das suas outras emissoras AM para este formato "Newsradio" da WCBS nos próximos meses e anos.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a primeira rádio a ser inteiramente foi a Rádio Bandeirantes, fundada em 1937. Porém, o formato adotado pela Rádio Bandeirantes não é completamente all-news, pois também possui programas de debates e de entrevistas. Em 2005, porém, surgiu a primeira emissora dedicada a atualização de notícias a cada 20 minutos, a Rádio BandNews FM.

No Brasil, as estações que atualmente transmitem esse formato são:

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.