Allan Cunningham

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Allan Cunningham
Nome nativo Allan Cunningham
Nascimento 13 de julho de 1791
Wimbledon
Morte 27 de junho de 1839 (47 anos)
Sydney
Cidadania Reino Unido, Austrália
Ocupação explorador, pteridólogo, botânico

Allan Cunningham (13 de julho de 179127 de junho de 1839) foi um botânico e explorador inglês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Allan Cunningham nasceu em Wimbledon, actualmente dentro da Grande Londres. O seu pai era de Renfrewshire, na Escócia e a sua mãe era inglesa.

Em outubro de 1814, foi proposto por Joseph Banks para viajar ao exterior para recolher plantas para o Real Jardim Botânico de Kew.

Conhece-se Allan Cunningham principalmente devido às viagens que efetuou a Nova Gales do Sul para recolher plantas. Anteriormente, entre 1814 e 1816, havia estado no Brasil, chegando à Austrália em dezembro desse ano, com 25 anos de idade. Estabeleu-se na localidade de Parramatta. Entre outras viagens exploratórias, em Abril de 1817, juntou-se à expedição de John Oxley aos rios Lachlan e Macquarie. Nesta viagem de quase 2000 Km, recolheu mais de 400 espécies, tendo ganho experiência apreciável como explorador. Entre 1817 e 1820 viajou como botânico de bordo da equipa do navio "HMS Mermaid". Também participou, em 1824, numa expedição à área que hoje é Canberra. Visitou a Nova Zelândia em 1826.

Em 1827 Allan Cunningham partiu desde troço superior do Rio Hunter para explorar a zona mais ao interior, descobrindo os Darling Downs. Allan Cunningham quando em 1828 voltava de Brisbane, descobriu o Cunningham's Gap. Em 1829 explorou o rio Brisbane.

Em 1831 fez a viagem de volta a Inglaterra, e em 1837 voltou à Austrália como "Governador Botânico", demitindo-se do cargo no ano seguiente. Sua campa encontra-se no Real Jardim Botânico de Sidney.

As suas grandes colecções foram enviadas para o Jardim Botânico de Kew e para o Museu britânico.

A autoestrada Cunningham Highway tomou o seu nome em sua honra. A espécie Araucaria cunninghamii também lhe foi dedicada. Allan Cunningham colocou o nome aos Darling Downs, aos rios de Condamine, Dumaresq e Gwydir e também a McPherson Range, e aos montes Cordeaux e Mitchell.

Cunningham descreveu os siguintes géneros espécies, entre outras.

As espécies:

Obras[editar | editar código-fonte]

Retrato de Allan Cunningham
  • "Natural history appendix". Cunningham, A. [Botany] pp. 497–565 In: P.P. King, Narrative of a Survey of the Intertropical and Western Coasts of Australia Performed Between the Years 1818 and 1822. John Murray, London. (1827).

Referências[editar | editar código-fonte]



Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Allan Cunningham