AlmapBBDO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Almapbbdo)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A AlmapBBDO Publicidade e Comunicações é uma agência de publicidade brasileira.


Em 1954 é fundada por José "Zé" de Alcântara Machado e seu irmão Caio de Alcântara Machado o nome de Alcântara Machado Publicidade - Almap. Em 1956, Caio deixa a sociedade para fundar a Alcântara Machado Comércio e Empreendimentos. Em 1960 Otto Hugo Scherb ingressa na agência como diretor de planejamento. Mais tarde, como consequência de um trabalho free lancer bem sucedido, Otto convida Alex Periscinoto. A participação é, então, de 65% de José de Alcântara, 20% Otto Scherb e 15% Alex Periscinoto. Com a saída de Scherb em 1962, Alex tem a sua participação aumentada para 30% e Caio de Alcântara Machado, irmão de José de Alcântara, retorna com uma participação acionária.

Foi a primeira agência com capital totalmente brasileiro, e a trabalhar com duplas de criação (redator/diretor de arte), sistema trazido por Periscinoto dos Estados Unidos da América, que ainda não era utilizado no Brasil - (redator, apenas). O primeiro anúncio publicitário feito para a TV - desenho animado, foi de criação de Periscinoto para a Cera Dominó, que marcou época; era um arlequim cantando: pise sem dó, é cera dominó.

Nos anos 1970, Alex Periscinoto torna-se vice-presidente da agência, acumulando o cargo com o de diretor de criação, e a agência passa a denominar-se "Alcantara Machado, Periscinoto", ainda Almap.

Em 1988, após anos de busca por um sócio estrangeiro, a Almap vende 19,9% de suas ações à BBDO, a maior rede de agências do Grupo Omnicom, com trezentos e quarenta e cinco escritórios espalhados por setenta e seis países, que trocam informações, tecnologias e técnicas de pesquisa. A Almap passa a se denominar AlmapBBDO, com a seguinte constituição acionária: José de Alcantara Machado, 56,7%; Alexandre José Periscinoto, 24,3%; e BBDO, com 19,9%.

A agência desenvolve uma metodologia própria de análise de mercado, que é a base das estratégias de comunicação criadas para seus clientes. Na mídia usam softwares exclusivos. É uma das três maiores agências de publicidade do Brasil.

Em 1992 José de Alcantara Machado deixa a agência.

Em 1993 são contratados Marcello Serpa e Alexandre Gama para a criação e José Luiz Madeira para o atendimento, dando nova filosofia de trabalho à AlmapBBDO, para transformá-la numa agência de vanguarda, na qual a criação, atendimento e planejamento trabalham integrados para atender as necessidades dos clientes e levar suas marcas ao sucesso. Os três passam a integrar o quadro societário naquele ano.

Em 1996 Gama deixa a sociedade da agência e em 1997 Periscinoto passa o comando da agência para Serpa e Madeira, permanecendo como sócio e membro do conselho consultivo da BBDO para a América Latina.

Em 1998 Periscinoto deixa a sociedade em definitivo e a AlmapBBDO conquista o maior número de Leões de Cannes para o Brasil, consagrando-se como a terceira mais premiada no mundo.

Uma das mais tradicionais agências brasileiras, a Almap foi a a mais premiada do mundo nos anos de 2004,2005 e 2010, segundo o Gunn Report, levantamento realizado com base nos mais importantes festivais de publicidade.[1] É a primeira agência latino-americana a atingir o topo do ranking por dois anos seguidos. Desde que o relatório começou a ser feito, em 1999, ela se mantém como a agência brasileira de melhor colocação entre as 50 melhores do mundo.

A Almap-BBDO, que soma 72 Leões no Festival de Cannes desde 1994, vem exportando seus trabalhos há alguns anos. Seus clientes, como Audi Senna, Pepsi Cola, São Paulo Alpagartas (sandálias Havaianas e Mizuno), Volkswagen, Antarctica Pilsen, Bauducco, Bayer, Carrefour, Editora Abril e Veja, Embratel, Masterfoods Brasil (M&Ms), O Boticário, Quaker, Rádio Bandeirantes (Band), já levam a outros países campanhas criadas pela agência. Além disso, a Almap-BBDO faz parte do pool internacional de criação da Pepsi (agências da rede BBDO em todo o mundo, que criam para a marca campanhas que são veiculadas em vários países) e coordena o trabalho de comunicação da Pepsi e Gatorade na América Latina.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Almap e a mais premiada do mundo" [Exame]. Visitado em 04 de Março de 2014.