Alone in the Universe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Alone in the Universe
Álbum de estúdio de Jeff Lynne's ELO
Lançamento 13 de novembro de 2015
Gravação 2014-15
Gênero(s) Rock
Duração 32:31
Gravadora(s) Columbia
Produção Jeff Lynne
Cronologia de Jeff Lynne's ELO
Zoom
(2001)

Alone in the Universe é o décimo quarto álbum de estúdio gravado pela banda de rock britânica Electric Light Orchestra, mas o primeiro a ser creditado como "Jeff Lynne's ELO". Foi lançado no dia 13 de Novembro de 2015, sendo assim o primeiro álbum desde 2001 a conter material atual original e o segundo álbum de estúdio da banda desde seu rompimento em 1986, após o álbum Balance of Power.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

A banda oficial conhecida como ELO originalmente acabou em 1986. Em 2001, o cofundador Jeff Lynne se dedicou a reformar a banda e contratar novos músicos para a turnê que promoveria o novo álbum Zoom, porém, a mesma foi cancelada pela baixa quantidade de ingressos vendidos. Lynne voltou então a ser somente produtor musical novamente, sem produzir algo autoral. Anos depois, o DJ da BBC Chris Evans convidou Lynne e o incentivou a sair em turnê novamente. O músico produtor portanto dedicou-se à gravação de seu álbum solo de covers Long Wave, lançado em 2012, inspirando-se a voltar a compor e se aventurar no cenário musical atual.

O grupo retornou para uma única performance no Hyde Park em setembro de 2014. Dos integrantes originais da ELO, Jeff Lynne era o único fundador presente, acompanhado pelo tecladista veterano Richard Tandy. O líder disse que não fala com o cofundador Bev Bevan à cerca de 30 anos. Encorajado pelo sucesso do show, Lynne começou a gravar um novo álbum para a ELO.

No dia 24 de setembro de 2015, 'Alone in the Universe' foi anunciado. Quando perguntado por um jornalista sobre o que ele andou fazendo desde o lançamento do álbum Zoom, Lynne respondeu brincando: "Eu não faço ideia. Eu gosto de um drink. Eu fiz várias coisas. Só não consigo lembrar o que eram".

Gravação[editar | editar código-fonte]

O álbum foi gravado no estúdio caseiro de Jeff Lynne durante 18 meses.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O single 'When I Was a Boy' foi lançado digitalmente no dia 24 de setembro de 2015 e o vídeo do mesmo também foi lançado. 'When the Night Comes' foi lançado como um single no dia 15 de outubro de 2015. O álbum em si foi lançado no dia 13 de novembro de 2015 e alcançou a posição 4 no UK Albums Chart, sendo assim o melhor resultado desde o álbum Secret Messages, de 1983. Enquanto isso, nos EUA, alcançou o número 2 na Billboard's Top Rock Albums e então o número 23 no The Billboard 200, melhor resultado desde 1981, com o álbum Time.

Seguindo o lançamento do álbum, ELO começou uma pequena turnê promocional, que incluiu uma performance completa para a BBC Radio 2. No final de novembro de 2015, a banda se apresentou nos EUA pela primeira vez em 30 anos, em Nova York e Los Angeles. Ambos os shows tiveram os ingressos esgotados rapidamente. A banda também deu uma aparição rara no The Tonight Show, Jimmy Kimmel Live e CBS This Morning.

Em abril de 2016, a banda está preparada para embarcar na Alone in the Universe Tour, se apresentando em várias arenas na Europa.

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as canções escritas e compostas por Jeff Lynne

N.º Título Duração
1. "When I Was a Boy"   3:12
2. "Love and Rain"   3:29
3. "Dirty to the Bone"   3:06
4. "When the Night Comes"   3:22
5. "The Sun Will Shine on You"   3:29
6. "Ain't It a Drag"   2:34
7. "All My Life"   2:50
8. "I'm Leaving You"   3:07
9. "One Step at a Time"   3:21
10. "Alone in the Universe"   3:54
Duração total:
32:31
Faixas bônus da edição de luxo
N.º Título Duração
11. "Fault Line"   2:07
12. "Blue"   2:36
13. "On My Mind" (somente no Japão) 3:09

Participação[editar | editar código-fonte]

  • Jeff Lynne – vocais, todos os instrumentos.
  • Steve Jay – chocalho, pandeiro, engenheiro
  • Laura Lynne - segunda voz em "Love and Rain" e "One Step at a Time"