Alston Scott Householder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alston Scott Householder
Alston Scott Householder
Nascimento Alston Scott Householder
5 de maio de 1904
Rockford, Illinois
Morte 4 de julho de 1993 (89 anos)
Malibu, Califórnia
Sepultamento Pierce Brothers Westwood Village Memorial Park and Mortuary
Nacionalidade estadunidense
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação matemático
Prêmios
Empregador(a) Laboratório Nacional de Oak Ridge, Universidade de Chicago, Universidade do Tennessee
Orientador(a)(es/s) Gilbert Ames Bliss
Campo(s) matemática
Obras destacadas matriz de Householder, transformação de Householder, método de Householder, ORACLE

Alston Scott Householder (Rockford, Illinois, 5 de maio de 1904Malibu, Califórnia, 4 de julho de 1993) foi um matemático estadunidense.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Especialista em biologia matemática e análise numérica, inventor da transformação de Householder e do método de Householder. Casou com Belle Householder e depois em 1984 com Heidi Householder, nascida Vogg.

Householder passou sua juventude em Alabama; obteve um BA em filosofia em 1925 na Universidade Northwestern em Evanston, Illinois, e um MA, também em filosofia, na Universidade Cornell em 1927. Lecionou matemática enquanto estava se preparando para o PhD, que obteve na Universidade de Chicago em 1937, com uma tese sobre cálculo de variações.

Depois de receber seu doutorado, Householder concentrou-se no campo da biologia matemática, trabalhando com vários outros pesquisadores com Nicolas Rashevsky na Universidade de Chicago.

In 1946 foi para a Divisão de Matemática do Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), onde foi indicado catedrático em 1948; é durante este período que seu interesse muda para a Análise numérica. Em 1969 deixou o ORNL para tornar-se Professor de Matemática da Universidade do Tennessee. Aposentou-se em 1974 e foi viver em Malibu, Califórnia.

Householder contribuiu de diversas formas para a organização da pesquisa. Foi presidente da Society for Industrial and Applied Mathematics (SIAM) e da Association for Computing Machinery (ACM). Foi membro do comitê redatorial dos periódicos Psychometrika , Numerische Mathematik , Linear Algebra and Its Applications, e foi editor-chefe do periódico SIAM Journal on Numerical Analysis. Organizou as Gatlinburg Conferences, atualmente denominado Householder Symposia.[1]

Publicações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]