Alti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Personagem de Xena, a Princesa Guerreira
Alti
Nome: Alti
Ocupação: Uma sacerdotisa amazona
Condição atual:
Alinhamento: o mal
1ª aparição: Adventures in the Sin Trade
Última aparição When Fates Collide…
Armas: nenhum
Filhos: nenhum
Aliados: Anokin, Flagelo, Júlio César
Inimigos: Xena, Gabrielle, Cyane, Yacut, Otere, Bórias
Interpretada por Claire Stansfield

Alti é uma personagem fictícia do seriado de tv norte-americano Xena: Warrior Princess (Xena, a Princesa Guerreira no Brasil e em Portugal), interpretada pela atriz Claire Stansfield.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Alti apareceu pela primeira vez na 4ª temporada do seriado, no episódio Adventures in the Sin Trade e na sua continuação (Adventures in the Sin Trade II). Alti retornou ao seriado na mesma temporada, no episódio Between the Lines. A aparição seguinte dela foi na 5ª temporada, no episódio Them Bones, Them Bones. Retornou apenas quase no fim da 6ª e última temporada, nos episódios Send in the Clones e When Fates Collide….

Biografia[editar | editar código-fonte]

O passado de Alti[editar | editar código-fonte]

Alti foi uma sacerdotisa amazona da tribo das estepes siberianas – tribo da qual Alti foi expulsa pela rainha Cyane, devido à sua fome de poder. Desenvolveu poderes espirituais devido a realizar rituais de xamã e a envolver-se com espíritos. Acabou acumulando um enorme poder dos espíritos que aprisionou. Sem esses poderes, ela não é nada.

Alti e Xena[editar | editar código-fonte]

Alti conheceu Xena durante o passado obscuro desta, e viu nela uma chance de realizar muitos de seus planos. Começou a seduzir Xena com promessas de poder e riqueza, porém sempre foi odiada por Bórias. Por fim, convenceu Xena a matar Cyane e outras líderes amazonas. Com o sangue de Cyane, Alti fez um encanto que impediu as almas das amazonas de cruzarem o portal da eternidade – condenando-as assim ao sofrimento eterno. Alti e Xena não se viram por muitos anos, até que Xena se deu conta do mal que Alti havia causado às amazonas e decidiu destruí-la. Para isso Xena aliou-se a um grupo de jovens amazonas, e após uma longa luta Alti acabou sendo morta por ela, libertando as almas das amazonas do sofrimento.

Presa no reino espiritual, a alma de Alti descobriu que poderia retornar à Terra através do bebê de Xena. Assim tentou tornar-se a própria alma dele, tendo chegado bem perto de matar Gabrielle e Yakut. Mas Xena estava de posse de uma seiva mágica que destruía espíritos, e Gabrielle usou a seiva para destruir o espírito de Alti e deixá-lo para sempre naquela prisão.

No entanto, esse não foi o fim de Alti. Quando Júlio César conseguiu escapar do Tártaro, ele alterou o destino criando um universo no qual ele próprio era o imperador de Roma e Alti era a suprema sacerdotisa de Roma. No entanto, enquanto Alti e César transavam ela o matou para assim herdar todo o império Romano. Mas a herança não durou muito, pois Gabrielle destruiu o tear do destino, colocando um fim ao universo que César havia criado – e conseqüentemente a Alti.

As reencarnações de Alti[editar | editar código-fonte]

Uma das reencarnações de Alti é Khindin, uma assassina cruel e inimiga da paz. O mal de Alti acompanhou a alma dela para a encarnação seguinte, e Khindin passou a buscar o poder espiritual que Alti teve um dia. Mas Khindin foi desafiada por Arminestra (uma reencarnação de Xena) e Shakti (reencarnação de Gabrielle), que haviam sido enviadas ao futuro e através do mágico Menhdi, retrouxeram Alti ao passado e enviaram-na para o reino espiritual.

Alti esteve destinada a reencarnar também nos tempos modernos como a brilhante engenheira genética Alexis Los Alamos, a qual clonou Xena e Gabby com os fios de cabelo de 2000 anos delas próprias. A verdadeira intenção de Alexis era colocar o clone de Xena em confronto com a polícia e aliar-se a ele para dominar o governo. Mas após uma batalha corporal entre Alexis e o clone de Xena, este consegue eletrocutar violentamente Alexis – a própria criadora dele – até a morte.

Poderes e dons[editar | editar código-fonte]

Os poderes de Alti incluem a profecia. E tudo o que Alti profetiza se cumpre, como a maldição de Solan nunca experimentar o amor de Xena e Bórias e a crucificação de Xena e Gabrielle.

Alti pode possuir o corpo de qualquer ser vivo, como quando possuiu uma aranha para atormentar Xena. Pode também fazer sentir no presente dores do passado e do futuro. Conhecedora da dança dos espíritos, Alti pode atravessar para outros mundos – inclusive para o dos mortos.

Aparições[editar | editar código-fonte]

  • Adventures in the Sin Trade
  • Adventures in the Sin Trade II
  • Between the Lines
  • Them Bones, Them Bones
  • Send in the Clones
  • When Fates Collide…

Ligações externas[editar | editar código-fonte]