Altiplano (João Pessoa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Localização
Mapa-JP-Altiplano Cabo Branco.png
Zona Zona Leste
Administração
Bairros limítrofes
Características geográficas
População total (IBGE, 2010) 5,233 hab.
 • População urbana 5,233
 • População rural 0
 • Homens 2,459
 • Mulheres 2,774
Fonte: IBGE/21 de agosto de 2006

O Altiplano Cabo Branco, ou simplesmente Altiplano é um bairro nobre de João Pessoa. Esse bairro é chamado assim por estar localizado em um planalto próximo ao mar. No bairro passa o Rio Timbó, um dos principais rios da cidade. O bairro do Altiplano faz divisa com o bairro do Cabo Branco. O bairro do Altiplano é pouco populoso.[1]

Bairro localizado na Zona Leste da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Limita-se a oeste com a Cidade Universitária e com o bairro dos Bancários, e ao norte, ao leste e ao sul com o bairro do Cabo Branco. É um bairro extremamente carente em relação ao comércio e aos serviços, abrigando residências de classe média-alta e alta. Nos últimos anos têm-se percebido a verticalização do bairro, com a construção de vários arranha-céus de alto luxo na parte norte do bairro, que inclusive será o local onde irá ser construído um dos maiores arranha-céus do Brasil, chamado "Tour Geneve". Houve rumores de que a rede Iguatemi estivesse almejando a construção de um shopping nas imediações do bairro, mas nada ficou provado. Entretanto, ao sul do bairro planeja-se construir uma espécie de "bairro-modelo", denominado "Cidade Jardim", que constaria de vários projetos de urbanismo, além de edifícios comerciais e residenciais, condomínios horizontais e um shopping de grande porte.

Por abrigar casas de alto padrão, assim como os recentes empreendimentos de luxo, o Altiplano é considerado um bairro elitista de classes A e B. Todavia, na divisa com os Bancários, as margens do rio Timbó existe uma comunidade de classe D e E, mas pouco relacionada a vida do bairro, tendo portanto a sua própria dinâmica local. É considerado o bairro mais emergente de toda a zona leste (junto com Bessa e Intermares), principalmente o Altiplano Setentrional, melhor localizado; com a saturação de bairros tais como Tambaú, Manaíra e secundariamente o Cabo Branco, a expansão da emergência leste-pessoense se tornou inevitável pra cima e pros lados; vide a zona leste ocidental, meridional e setentrional (antes apenas o centro-leste da zona leste tinha grande relevância no todo).

Três linhas de ônibus atendem internamente ao Altiplano, a 401 (Altiplano/Beira-Rio), a 520 (Altiplano/Epitácio) e a integracional I007 (Penha/Jacarapé); o bairro possui um terminal que abriga as três linhas. As linhas do Cabo Branco (507 e 508) trafegam na divisa entre o Cabo Branco e o Altiplano. Basicamente seu nome se refere a meseta sedimentar de dezenas de metros que lhe dá uma visão privilegiada da margem meridional da enseada sul onde esta elevação altimétrica mais espreme a planície costeira, que tende a se amplificar em largura quanto mais a norte.

Referências

  1. «Bairros de João Pessoa». Consultado em 19 de abril de 2012. Arquivado do original em 15 de fevereiro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.