Alto Alegre do Pindaré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Alto Alegre do Pindaré
Praça Padre André

Praça Padre André
Bandeira de Alto Alegre do Pindaré
Brasão de Alto Alegre do Pindaré
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 10 de novembro
Fundação 10 de novembro de 1994 (23 anos)
Gentílico alto-alegrense [1][2]
Lema Tempo de Reconstruir
Prefeito(a) Fufuca (PMDB)
(2017–2020)
Localização
Localização de Alto Alegre do Pindaré
Localização de Alto Alegre do Pindaré no Maranhão
Alto Alegre do Pindaré está localizado em: Brasil
Alto Alegre do Pindaré
Localização de Alto Alegre do Pindaré no Brasil
03° 41' 24" S 45° 54' 10" O03° 41' 24" S 45° 54' 10" O
Unidade federativa  Maranhão
Mesorregião Oeste Maranhense IBGE/2008[3]
Microrregião Pindaré IBGE/2008[3]
Municípios limítrofes Santa Luzia, Tufilândia, Bom Jardim, Buriticupu
Distância até a capital 219 km
Características geográficas
Área 1 932,317 km² [4]
População 31 028 hab. IBGE/2010[5]
Densidade 16,06 hab./km²
Clima Megatérmico e Sub-úmido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,542 baixo PNUD/2000[6]
PIB R$ 134 070,606 mil IBGE/2008[7]
PIB per capita R$ 4 068,29 IBGE/2008[7]
Página oficial

Alto Alegre do Pindaré é um município do estado do Maranhão, Brasil. Localiza-se na microrregião do Pindaré, mesorregião do Oeste Maranhense. Possui uma população de 32.992 habitantes (Censo 2010).

História[editar | editar código-fonte]

Garotos brincando às margens do rio Pindaré

A história é baseada em fatos contatos por moradores antigos da região. Contam os mais velhos que, no início eram os índios que viviam nessas terras e que a maioria viviam em montes e morros. Dai surgiu o primeiro nome da cidade baseada no local onde os índios viviam e onde eles fazias festas e rituais de suas tribos. "Alto", quer está ligado diretamente aos morros e montanhas de pequeno porte que se encontram na região.

O nome "Alegre" surgiu justamente pelo fato dos índios usarem esses montes para se refugiarem e também realizarem festas e rituais, o que gerava uma alegria constante às tribos e aos moradores que viviam ao seu redor. O nome do Pindaré, é uma referência ao rio Pindaré que corta a cidade, que se destaca por ser uma grande fonte de renda de muitos moradores e também pela sua importância do que diz respeito ao processo de urbanização, pois era uma das principais vias de tráfego da época, era por ele (via fluvial) que vinham alimentos e outros itens relevantes à subsistência. Acredita-se também que, um padre de nome Pe. André, da paróquia de São Francisco de Assis em Alto Alegre do Pindaré, diocese de Viana, contribuiu significativamente para o fechamento do nome do município.

Os Correios tinham dificuldades em entregar suas correspondências quando era para Alto Alegre, pois havia mais de uma cidade com o nome de Alto Alegre, e nessa troca de encomendas feitas pelos Correios, haviam de procurar uma saída para esse problema, o que foi solucionado (proposição feita pelo então Padre André Angel) com a integração do nome Pindaré aos demais já autenticados. dai então o nome: Alto=morros, Alegre = diversão, brincadeira, felicidade, do Pindaré = O rio Pindaré.

Outra hipótese para o nome ALTO ALEGRE é a de que os moradores das áreas ALTAS da cidade serem ouvidos pelos da parte baixa quase todas as noites. Por se tratar de altitude e portanto o som soa mais longe (por não encontrar obstáculos físicos), assim as conversas e festas daqueles da parte de alta eram ouvidas mais frequentemente pelos da parte mais baixa que assim acabavam por dizer que o ALTO era ALEGRE. Ficando assim o nome do local como ALTO ALEGRE e, o complemento Pindaré advém então do nome do Rio que foi juntado atendendo a uma solicitação do Padre André.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município tem 31.992Hab.(1 de Julho de 2007-IBGE) e 1.932,317 km² de área territorial. Foi instalada em 1997, através da Lei Estadual de nº 6167 de 10 de Novembro de 1994, tendo como limites ao Norte a Cidade de Bom Jardim, a Leste a cidade de Tufilândia a Oeste a cidade de Buriticupu e ao Sul as cidade de Santa Luzia e Buriticupu.

Possui diferentes relevos, mas a predominância é de relevo acidentado sendo possível encontrar várias classes de dolos (principalmente ESPODOSSOLO Vermelho amarelo, LATOSSOLO Amarelo, GLEISSOLO, CAMBISSOLO), ruins para agricultura. Possui estradas precárias que na época das chuvas se tornam intrafegáveis. Os povoados mais populosos são: Auzilândia (que deseja separar-se e tornar-se, também, cidade), Mineirinho, Nova Brasília e Timbira do Bogea. Existem muitos outros. Uma curiosidade: Existem muitos timbiras: Timbira do Manduca, Timbira do Bogea, Timbira do Ogeno, Timbira do Eduardo, todos recebem esse nome porque são banhados pelo mais importante afluente do Rio Pindaré no município, o IGARAPÉ TIMBIRÃO.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia da cidade é de subsistência voltada para a agricultura, com plantação de arroz, mandioca e outros. O município é rico em recursos (hídricos,pecuária,agrícola,...) Produção de babaçu, onde extrai-se o óleo( azeite), produz-se carvão do coco, utiliza-se as palhas para a cobertura de casas tanto no interior como na cidade. O Rio Pindaré que corta a cidade um dia teve uma enorme variedade de peixes, de onde a população complementa alimentação e de onde muitos pescadores tiram sua renda, além disso, o Rio Pindaré é um ponto turístico no município. Todo ano é realizada uma grande festa em comemoração ao 7 de setembro, chamada Festa do Dia 7, nessa festa a cidade recebe uma média de 7 mil pessoas de todos os cantos do estado e estados vizinhos. A festa é realizada às margens do Rio Pindaré ao som de muitas bandas de forró e música eletrônica, além de muito peixe assado pescado na hora e assado na brasa.

Política[editar | editar código-fonte]

É um município relativamente novo. Foi governado por três prefeitos desde sua criação. Encontra-se na quarta gestão política. A última eleição foi muito acirrada, onde o prefeito eleito venceu por uma mínima diferença de 34 votos. A cidade vem se destacando no cenário político desde pouco tempo. Os prefeitos que administram o município foram: Francisco Dantas Ribeiro Filho (Fufuca)1997-2000 / 2001-2004. Ozéas Azevedo Machado (Negão) 2005-2008. Atemir Botelho 2009-2012 e 2013-2016. E atualmente Francisco Dantas Ribeiro Filho (Fufuca) 2017-2020.

Educação[editar | editar código-fonte]

Farol da Educação Joaquim Silva Sousa, biblioteca pública estadual de Alto alegre do Pindaré
Escola pública em Alto Alegre do Pindaré

Alto Alegre do Pindaré possui mais de 32.000 habitantes e possui muitas escolas, porém é um município com alta taxa de analfabetismo. No ano de 2008 Alto Alegre do Pindaré se destacou no cenário Nacional por apresentar bons índices no indicador da educação primária. Em comparação com anos anteriores, os dados do Ministério da Educação apontam uma melhora significativa, principalmente na educação básica até a 4ª série (ensino fundamental menor).De 2005 a 2009. A cidade observou o seguinte Ideb para a Educação da 8ª série ao 9º ano:

  • 2005: 3.8 pontos
  • 2007: 3.9 pontos
  • 2009: 4.5 pontos

Em 2011 isso mudou e a cidade teve uma brusca queda no Ideb, atingindo apenas 3.7 pontos.

E na educação básica os dados são os seguintes:

  • 2005: 5.0 pontos
  • 2007: 4.5 pontos
  • 2009: 4.2 pontos
  • 2011: 5.5 pontos

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostra que a qualidade da educação começaram a cair a partir 2009 e, em 2011, Alto Alegre do Pindaré registrou os menores Idebs desde sua fundação.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Assim como o resto do Maranhão, a cultura de Alto Alegre do Pindaré é muito rica e é expressiva em todas as épocas do ano, chegando ao apogeu no mês de junho quando o arraial mais famoso da região abre suas portas apresentando as danças típicas da cidade e dos povoados que compõe o município. Destacam-se as danças de bumba-meu-boi, as quadrilhas juninas, tambor de crioula, dança da mangaba, cacuriá, carimbó, dentre outras manifestações culturais importantes. Os terreiros de Mina, Candomblé e Umbanda se espalham em todo o município e faz parte da cultura local.

Religião[editar | editar código-fonte]

Igreja de São Francisco em Alto Alegre do Pindaré.

Seguindo o patamar brasileiro, a população altoalegrense é composta em sua maioria por católicos apostólicos romanos, ficando em segundo lugar os evangélicos da Assembleia de Deus, outros tem a umbanda como religião e ainda há em menor número outros que fazem culto na Igreja Universal do Reino de Deus e Testemunhas de Jeová.

Principais povoados[editar | editar código-fonte]

Povoado População 2010 Distância pela estrada (sede) Distância linha reta (sede)
Auzilândia 4900 hab 31 quilômetros 26 quilômetros
Mineirinho 3800 hab 15 quilômetros 12 quilômetros
Altamira 2200 hab 52 quilômetros 42 quilômetros
Nova Brasília 2100 hab 7 quilômetros 5 quilômetros

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.aulete.com.br/alto-alegrense Dicionário Aulete
  2. http://www.altoalegredopindare.ma.gov.br/noticias/alto-alegrenses-comemoram-18-anos-de-emancipacao-politica/ Prefeitua de Alto Alegre do Pindaré
  3. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  5. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  6. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  7. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alto Alegre do Pindaré
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Maranhão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.