Alto Minho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura a agremiação, veja Associação Cultural Alto Minho.
Alto Minho
Localização do Alto Minho
Um casal minhoto.

O Alto Minho é uma sub-região estatística portuguesa que faz parte da Região Norte.[1][2] Corresponde integralmente ao Distrito de Viana do Castelo. Está limitado a norte e leste pela Galiza, a sul pelo Cávado e a oeste pelo Oceano Atlântico. Tem uma área de 2 255 km²[carece de fontes?] e uma população de 244 836 habitantes (Censos de 2011)[3].
Desde 1 de janeiro de 2015, quando entrou em vigor uma nova Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTS 2013), a região de Minho-Lima passou a designar-se Alto Minho[4].

O Alto Minho no Norte de Portugal, designava uma antiga região do Noroeste de Portugal, que fazia parte da província do Minho e que foi uma sub-região designada por Minho-Lima.

Corresponde geograficamente ao moderno distrito de Viana do Castelo; no entanto, nunca teve qualquer existência legal como província.

Integrava, em conjunto com o Baixo Minho, a província do Minho, e em conjunto com o Douro Litoral, o grande Entre-Douro-e-Minho.

Municípios[editar | editar código-fonte]

Constituído pelos dez municípios desse distrito:

Tem a sua sede na cidade de Viana do Castelo e é abrangida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome dre89
  2. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome dre08
  3. «População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano)». Informação no separador "Q601_Norte". Instituto Nacional de Estatística. Consultado em 5 de Março de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013 
  4. http://economiafinancas.com/2015/conheca-a-nova-nomenclatura-das-unidades-territoriais-para-fins-estatisticos-nuts-2013/#ixzz4PKs9LZrw