Alto Tietê Rugby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alto Tietê Rugby - ATR
Nome Associação Esportiva Alto Tietê Rugby - ATR
Apelido(s) Cachorros
Fundado 2010
Confederação CBRu, FPR, Liga de Rugby do Vale do Paraíba
Região Mogi das Cruzes, SP, Brasil
Estádio Centro Esportivo do Socorro
Presidente Brasil Felipe Brambilla (Triênio 2013/2015)
Liga Liga de Rugby do Vale do Paraíba
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular 
Site oficial
www.facebook.com/AltoTieteRugby
Flag of Brazil.svg

A Associação Esportiva Alto Tietê Rugby - ATR é um clube esportivo brasileiro que pratica o Rugby Union da cidade de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. A agremiação foi fundada e registrada em Cartório no dia 28 de janeiro de 2010.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2007, o RUGBY começou a ser praticado na região do Alto Tietê de forma descompromissada, quando entusiastas do esporte vindos de outras cidades, principalmente de São José dos Campos e São Paulo, passaram a se reunir para animados “rachões”.

No início de 2008, os praticantes passaram a jogar no Centro Esportivo da Universidade de Mogi das Cruzes, em Mogi das Cruzes. A primeira partida foi disputada contra o Bagatelle Rugby, na capital paulista, com vitória do time paulistano. No mês de outubro do mesmo ano, o time disputou a sua primeira competição: o Torneio Quatro Cidades de Rugby, em Mauá, com o título conquistado pelo Alto Tietê. No final de 2008, foi realizada a primeira partida em casa ao enfrentar o Templários Rugby Union da cidade de Jundiaí.

Em 2009, os praticantes passaram a usar o campo do Centro Esportivo do Socorro. Pela falta de organização que reinava na época, a equipe atravessou uma grave crise, motivada não só pela falta de jogadores mas também pela falta de compromisso dos jogadores, interessados apenas nos “rachões”. O ano chegou ao fim com muitas dúvidas sobre o que viria a seguir.

Em 2010, formou-se a 1ª Diretoria que viria a lançar a semente do que hoje é o Alto Tietê Rugby. Naquele momento, Felipe Lapa, o “Neguinho”, Juliano Maldos Veiga, o “Julianinho” e Julliano Spaziani, o “Juba” a equipe começou a estruturar-se e finalmente foi registrado no 2º Cartório Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Mogi das Cruzes, transformando-se numa Associação Esportiva, passando a existir de fato e de direito no dia 28 de janeiro de 2010. Após o registro a Associação Esportiva Alto Tietê Rugby estava apta a disputar o Campeonato Paulista de Rugby do Interior. No mesmo ano, a equipe recebeu novos atletas, que passaram a treinar 2 vezes por semana. No dia 24 de julho de 2010 o ATR participou dos 54° Jogos Regionais do Interior, disputados em Taubaté, ocasião em que, pela primeira vez na história o rugby esteve presente. Através da união dos jogadores, o Alto Tietê Rugby adquiriu novos materiais para treino, como bolas e tackle bags.

Em 2011, no segundo ano em que participava do Campeonato de Rugby da LIPAR, o Alto Tietê Rugby foi vice campeão da Taça de Prata, perdendo a final para a equipe de Alphaville. Neste ano, a equipe de Mogi das Cruzes esteve invicta por 8 partidas. A Associação Esportiva Alto Tietê Rugby teve papel fundamental na primeira vez em que o rugby fez parte dos quadros dos Jogos Abertos do Interior, as Olimpíadas Caipiras, que em 2011 foram disputadas em Mogi das Cruzes.

Em 2012 a Associação Esportiva Alto Tietê Rugby filiou-se à Federação Paulista de Rugby e participou do Campeonato Paulista de Acesso, obtendo bons resultados.

Em 2013 nasceu a equipe feminina, que disputou amistosos e alguns torneios triangulares. Neste ano a equipe adulta masculina teve seu primeiro treinador remunerado e optou por mais uma vez disputou o Campeonato Paulista de Acesso. Pela segunda vez a Associação Esportiva Alto Tietê Rugby organizou o Torneio de Rugby dos Jogos Abertos do Interior, que mais uma vez foram disputadas em Mogi das Cruzes

Em 2014 foi a vez de dar o pontapé inicial para a criação da equipe juvenil. Neste ano atendendo um convite do São José Rugby, o ATR filiou-se à Liga de Rugby do Vale do Paraíba, tendo disputado a Copa da Liga. O Alto Tietê Rugby foi vice campeão, perdendo a final, que foi disputada em Campos do Jordão, para o São José Rugby. Ainda em 2014, pela seriedade com que são desenvolvidos os projetos esportivos e sociais, a Associação Esportiva Alto Tietê Rugby foi escolhida pela Confederação Brasileira de Rugby – CBRu, entidade máxima do esporte em nosso país, para fazer parte do grande Projeto POLO, que visa o crescimento sustentável da equipe.

Em 2015 a equipe adulta disputará mais uma vez a Copa da Liga de Rugby do Vale do Paraíba e, na parte administrativa, os esforços serão voltados para a continuidade da popularização do RUGBY na região do Alto Tietê, através de cursos a serem ministrados pela CBRu a fim de capacitar profissionais da área de educação física, visando a apresentação e a difusão do esporte nas escolas municipais, estaduais e particulares. Também é intuito do clube realizar projetos sociais usando o RUGBY como instrumento de inclusão social nas regiões carentes da região.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • São Paulo. 1º Torneio Tatuapé Rugby - Virada Esportiva de São Paulo campeão 1 vez (2010)
  • Mauá. Torneio Quatro Cidades de Rugby campeão 1 vez (2008)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rugby é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.