Alvites (Santiago)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alvites
Distrito Distrito de Vila Real
Município Valpaços
Freguesia Santiago da Ribeira de Alhariz
Área 1.27 km²
População 30 h hab. (2010)
Povoações de Portugal

Alvites é uma aldeia portuguesa da freguesia de Santiago da Ribeira de Alhariz e do concelho de Valpaços com cerca de 30 habitantes.

Topónimo[editar | editar código-fonte]

Alvith nome de um príncipe hérulo do século VI, latinizado Alvitus

  • 915, Aluitiz
  • 999, Aloiiz e Aloitici
  • 1039, Aloitizi
  • 1073, Aluitizi
  • 1087, Albbitiz
  • Século XIII, Alvitez

Os Hérulos[editar | editar código-fonte]

Os hérulos foram um povo germânico, originários do sul da Escandinávia. Invadiram o Império Romano no século III, provavelmente após serem expulsos de sua região de origem.

Segundo alguns historiadores medievais, os hérulos junto com os godos participaram de várias expedições ao longo da costa saqueando o mar Negro e o mar Egeu (260).

São mencionados pela primeira vez em fontes romanas do século III quando em 268 e 269 participaram de uma coligação bárbara que reunia os pecinos e os carpianos, as pequenas tribos germânicas, mas também os gépidas e sobretudo os godos. Este exército reunido, que contava com mais de 300.000 guerreiros (cifra certamente exagerada por cronistas romanos e gregos), atacou as forças do imperador Claudio II sobre o Danúbio.

Fixaram-se na costa do mar Negro, onde foram dominados pelos Ostrogodos e pelos Hunos, entre o século III e o século IV. Alguns de seus integrantes emigraram para a Escandinávia e outros envolveram-se como mercenários do exército do Império Romano do Oriente.

Depois de uma campanha militar contra os vândalos (476 - 477) que ocupavam a Sicília e a anexação da Dalmácia, Zenão, preocupado com os recentes sucessos do rei germânico Odoacro, estimulou Teodorico, o Grande, rei dos ostrogodos, a invadir a Península Itálica. Teodorico derrotou Odoacro em Verona (489) e, depois de um longo assédio a Ravena, o obrigou a capitular (493), para depois julgá-lo por traição

Atividade Económica[editar | editar código-fonte]

Os Alvitenses dedicam-se à agricultuta e criação de gado, o vinho é famoso na região, devido à sua qualidade, produz-se também azeite.

Galeria Fotográfica[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alvites (Santiago)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.