América (Aracaju)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
América
  Bairro do Brasil  
Praça da Liberdade, Antiga Casa de Detenção, América, Aracaju-SE
Praça da Liberdade, Antiga Casa de Detenção, América, Aracaju-SE
Município Aracaju
Fonte: Não disponível

América é um bairro da zona oeste de Aracaju. Limita-se ao norte com o Novo Paraíso, a leste com o Siqueira Campos, a oeste com o Capucho e Jabotiana e ao sul com o Ponto Novo (Aracaju). É um bairro de relevo acidentado entremeado de baixadas e colinas.

História do bairro[editar | editar código-fonte]

Em 1926 o governo de Sergipe desativou a antiga cadeia pública situada na Praça General Valadão, Centro, transferindo-a para uma área afastada na zona oeste chamada de Alto do Pindoíba construindo uma penitenciária modelo. Alguns familiares de detentos passaram a construir casas no entorno do novo presídio. Esse fato estigmatizou o bairro que durante o século XX foi considerado o mais violento da capital.[1] Após a Segunda Guerra Mundial a família judeu-americana Zuckermann compra um amplo terreno na região loteando-o em seguida. Segundo populares o nome do bairro foi dado por essa família, bem como os logradouros que levam os nomes de países do Novo Mundo e de personagens da história dos Estados Unidos da América. No início da década de 1960, um grupo de missionários italianos Capuchinhos começa a erguer no ponto mais alto do bairro a Igreja de São Judas Tadeu com forte participação popular nas campanhas de contribuição.[2] Também na década de 1960 chega a Sergipe a companhia de cimento Portland, de propriedade do Grupo Votorantim. Apesar de a fábrica ficar no vizinho Siqueira Campos os ventos oceânicos que sopram na direção leste-oeste levavam muita fuligem em direção ao América, prejudicando a sua população. A partir da década de 1980 intensificaram-se os protestos contra a continuidade da usina numa área já bastante urbanizada. Em 1984 são instalados filtros para reduzir a fuligem, porém sem muito resultado. Em 1987 a Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) decreta a suspensão definitiva da produção de cimento naquela área. A Votorantim transfere suas atividades para a zona rural de Laranjeiras, Região Metropolitana de Aracaju onde se encontra até hoje. [[[3]]] Nas últimas duas décadas o bairro conseguiu importantes vitórias. Além da desativação da fábrica de cimento, o América foi o pioneiro no estado de Sergipe a implantar em 1996 o módulo de polícia comunitária intitulado “Posto de Atendimento ao Cidadão” ou “PAC”, uma parceira entre igreja católica, polícia militar e comunidade que reduziu drasticamente os índices de violência no bairro..[4] No início da década de 2000 são feitas importantes obras de saneamento básico e pavimentação asfáltica e em 2007 é desativada definitivamente a penitenciária, atualmente uma área de lazer comunitário chamada Praça da Liberdade. O América deixa de vez o estigma de “bairro de bandidos”, os altos índices de violência agora vão para comunidades mais recentes como o Santa Maria (Aracaju) e Coqueiral, no bairro Porto Dantas, respectivamente nos extremos sul e norte da capital sergipana.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Igreja São Judas Tadeu, América, Aracaju-SE

Desde 1973 é encenada a Paixão de Cristo, nas proximidades da Paróquia São Judas Tadeu, tendo como atores pessoas da própria comunidade, sendo a apresentação mais antiga e tradicional da cidade.

Transporte público[editar | editar código-fonte]

Uma linha radial liga o América direto ao Centro de Aracaju, a 708-Bairro América/ Centro. Outras três linhas tronco-radiais atravessam o bairro ligando-o ao Centro: 031-Eduardo Gomes/Desembargador Maynard, 033-Terminal Rodoviário/Desembargador Maynard e 035-Terminal Rodoviário/Nova Saneamento.[5] Há ainda o serviço de táxi-lotação também com destino ao Centro.[6]

Principais logradouros[editar | editar código-fonte]

  • Avenida Desembargador Maynard
  • Avenida Tancredo Neves
  • Rua Acre

Referências

  1. Infonet.com.br http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=101155&titulo=especial  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. Infonet.com.br http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=89582&titulo=cultura  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. Aracaju.se.gov.br http://www.aracaju.se.gov.br/154anos/index.php?act=leitura&codigo=36  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. (PDF). Fapese.org.br http://www.fapese.org.br/revista_fapese/v3n1/artigo8.pdf  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  5. Smttaju.com.br http://www.smttaju.com.br/smtt/transporte/itinerario-e-horario-dos-onibus/864-708-bairro-america-centro  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  6. Smttaju.com.br http://www.smttaju.com.br/smtt/transporte/taxi  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.