Amadeu II de Genebra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão de Amadeu II de Genebra

Amadeu II de Genebra (?- †1380) é filho de Rudolfo I de Genebra e de Maria de la Tour-du-Pin. Era o irmão mais novo de Aymon e como ele será Conde de Genebra a partir da morte dele em 1280.

Família[editar | editar código-fonte]

Amadeu casa-se com Agnes de Challon de quem tiveram ; Hugo, Joana, o que será Guilherme III de Genebra, e Amadeu que será bispo de Toul [1] .

História[editar | editar código-fonte]

Em Junho de 1282 em Versoix, Amadeu e Beatriz "a Grande Delfina", mulher de Gastão VII de Béarn, concordaram em que todas as possessões que o pai e do avô de Amadeu, respectivamente Rudolfo e Guilherme, que deveriam ser dadas a Pedro II de Saboia deveriam retroceder a Genebra o que finalmente não era pior para Amadeu II, até porque creava ao mesmo tempo uma aliança defensiva e de cooperação contra a Casa de Saboia. Este contracto entre Amadeu e Beatriz foi aprovado pelo Bispo de Genebra. O privilégio de arbitro entre eles ficou a cargo de Humberto I de La Tour-du-Pin, que era o cunhado de Beatrix como marido da sua filha Ana. O tratado não demorou a ser rompido e depois de várias guerras o Bispo de Genebra acaba por fazer as pazes com Filipe I de Saboia [2] >

Amadeu V de Saboia depois de negociações com o Bispo de Genebra, declara-se protector de Genebra a 1 Out. 1285 ultrapassando a autoridade dos Condes de Genebra, Depois de ter derrotado o Delfim de Viennois em Bellecombe, obriga o Delfim e o Conde de Genebra a serem seus vassalos segundo o Tratado de Annemasse [1] .


Antecessor Amadeu II de Genebra
(? - † ?1308)
Sucessor
Aymon I de Genebra Blason ville fr La Roche-sur-Foron (Haute-Savoie).svg
Conde de Genebra
1280 - 1308
Guilherme III de Genebra

Referências

  1. a b Fond. Medieval Genealogy: Comtes de Geneve (em inglês) - Maio 2012
  2. Emmanuel-Philibert de Pingon (1525–1582), Chronique de Savoie, quoted in Cox (1974), 83–86. Versão inglesa deste artigo

Ver também[editar | editar código-fonte]