Amarelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Amarelo (desambiguação).
Amarelo
Coordenadas espetrais
Comprimento de onda 570–590 nm
Frequência 525–505 THz
Coordenadas de cor
Tripleto hexadecimal #FFFF00
sRGB (r, g, b) (255, 255, 0)
CMYK (c, m, y, k) (0, 0, 100, 0)
HSV (h, s, v) (60.º, 100%, 100%)

O amarelo é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da sobreposição das cores verde e vermelho. É a cor entre verde e laranja no espectro da luz visível. É evocado pela luz com um comprimento de onda dominante de aproximadamente 570-590 nm. É uma cor primária em sistemas de cores subtractivas, usado na pintura ou impressão em cores. No modelo de cores RGB, usado para criar cores na televisão e telas de computador, o amarelo é uma cor secundária, combinando vermelho e verde na mesma intensidade. Os carotenóides dão a característica cor amarela às folhas de outono, milho, canarias e narcisos e limões, bem como gemas de ovos, grãos de ouro e bananas. Eles absorvem energia leve e protegem as plantas contra danos fotográficos.[1]

Uso, simbolismo e expressões coloquiais[editar | editar código-fonte]

Entre as principais manifestações naturais da cor amarela está a flor do girassol.

É considerado o mais expansivo entre os matizes, assim como o que mais atrai os olhos. A exploração de seu uso tem uma grande importância na obra de Vincent van Gogh.

O amarelo é uma das cores símbolos do Brasil junto com o verde, o azul e o branco e por isso é também a cor da camisa n° 1 da Seleção Brasileira de Futebol, que por conta disso é chamada de Seleção Canarinho. Na bandeira brasileira o amarelo aparece na forma de um losango.

O amarelo é uma das cores símbolos da Alemanha junto com o preto e o vermelho, na bandeira da Alemanha ele aparece assim como essas outras duas cores em forma de uma banda horizontal.

O amarelo era a cor símbolo do Imperador da Rússia e por consequência, da Monarquia Russa.

Para os estudiosos em segurança pessoal e patrimonial, é a cor menos adequada, pois qualquer corpo que tenha o amarelo como fundo – mesmo sob a escuridão – é dificilmente perceptível, sendo assim a cor recomendada para telhados.

Em muitos países, o amarelo é usado para representar os táxis. A cor também costuma ser usada nas "páginas amarelas" das listas telefônicas para designar anúncios classificados.

Na política da maioria dos países europeus, o amarelo está associado a partidos liberais, como o Liberal Democratas da Grã-Bretanha, o Em Marcha! da França e o Partido Democrático Liberal da Alemanha.

Na natureza a cor amarela manifesta-se em frutos, flores e também em animais geralmente venenosos, como cobras, sapos.

Para alguns estudiosos a cor pode significar poder riqueza e prosperidade.

Semáforo[editar | editar código-fonte]

Sinal do semáforo que obriga o motorista que ainda não entrou na correspondente interseção ou ainda não atravessou a correspondente faixa de pedestres a não fazê-lo, exceto se estiver tão próximo do local de parada que a frenagem exigida possa vir a causar um acidente.

Seu dimensionamento incorreto é uma das principais causas de acidentes nos cruzamentos com semáforos. Nunca deve ser inferior a quatro segundos em vias arteriais e inferior a três segundos em vias coletoras ou locais.

Referências

  1. GA Armstrong e JE Hearst (1996). «Carotenoids 2: Genetics and molecular biology of carotenoid pigment biosynthesis». FASEB J. 10 (2). pp. 228–37. PMID 8641556 
Ícone de esboço Este artigo sobre cor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.