Amazing (canção de Aerosmith)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Amazing (Aerosmith))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Amazing"
Single de Aerosmith
do álbum Get a Grip
Lado B "Gotta Love It"
Lançamento 1993
Formato(s) Fita cassete, CD
Gravação 1993
Gênero(s) Hard rock
Duração 5:56 (6:48 - versão do videoclipe)
Gravadora(s) Geffen
Composição Steven Tyler, Richie Supa
Produção Bruce Fairbairn
Cronologia de singles de Aerosmith
"Cryin'"
(1993)
"Shut Up and Dance"
(1994)

Amazing é o trigésimo oitavo single da banda de hard rock estadunidense Aerosmith.

Foi escrita pelo vocalista Steven Tyler e pelo seu amigo há tempos, Richie Supa. Alcançou a 24ª posição no Billboard Hot 100 no dia de Ano-Novo, em 1994. Também alcançou a 3ª posição no Mainstream Rock Tracks e a 57ª colocação no Reino Unido.

Interpretação da letra[editar | editar código-fonte]

Esta canção é sobre a escalada de volta ao topo depois de ter atingido o fundo do poço. Steven Tyler e Richie Supa escreveram para as crianças na Fundação Caron, que é centro de reabilitação de álcool e drogas na Pensilvânia, onde Tyler ganhou sua sobriedade, em 1986.

A letra documenta as lutas que os integrantes do Aerosmith enfrentaram e superaram quando foram confrontados com problemas de droga e álcool, bem como diferenças criativas que ameaçava acabar com a banda. A linha: "That one last shot's a permanent vacation" ou "O último tiro de férias permanentes" refere-se ao álbum da banda Permanent Vacation, que colocou-os novamente no topo. A linha "How high can you fly with broken wings?" ou "o quão alto você pode voar com asas quabradas?" é uma referência ao seu logotipo, que contém um conjunto de asas.

Na canção, Steven Tyler canta sobre os tempos duros em sua vida ("I thought I could leave, but couldn't get out the door", "I was wishin' that I would die", "Scratchin' to stay alive" ou "Eu pensei que poderia sair, mas não podia sair da porta", "eu estava achando que eu ia morrer", "Se coçando para permanecer vivo") e como ele chegou a compreensão da realidade e escapou de seus tempos difíceis ("It's amazing... With the blink of an eye you finally see the light" - em português - com um piscar de olhos você finalmente ver a luz... "When the moment arrives that you know you'll be" - PT - Quando chega o momento... você sabe que vai dar certo.") e como ele está dizendo: E estou fazendo uma oração... Pelos corações desesperados esta noite."[1]

As letras dizem respeito, principalmente, às lutas da banda contra as drogas e álcool e sua posterior recuperação, o renascimento de sua carreira musical na década de noventa e ter a última chance importante de ser o que deveriam ter sido sempre - "That one last shot's a Permanent Vacation and how high can you fly with broken wings? Life's a journey not a destination And I just can't tell just what tomorrow bring You have to learn to crawl Before you learn to walk But I just couldn't listen to all that righteous talk. I was out on the street Just tryin' to survive Scratchin' to stay Alive." Ou em Língua portuguesa "Tenho um último tiro em férias permanentes, e quão alto você pode voar com asas quebradas? A vida é uma jornada, não um destino, e você apenas não pode dizer simplesmente o que acontece amanhã. Você tem que aprender a engatinhar, antes de aprender a andar, Mas há pouco eu não pude escutar aquela conversa correta. Eu estava nas ruas... Só tentando sobreviver... Superar pra ficar... Com vida."

Estrutura da canção[editar | editar código-fonte]

A canção tem um piano tocando constantemente durante toda a canção, a condução dos riffs de guitarra e o solo, cabem tanto a Joe Perry quanto a Brad Whitford enquanto Steven Tyler se entrega emocionalmente à letra, incluindo seu grito característico, no final da canção. Há também uma participação especial de Don Henley, que faz o vocal de apoio.

Vídeo[editar | editar código-fonte]

O vídeo da canção, dirigido por Marty Callner, é bem conhecido por sua descrição da tecnologia digital e caracterizou a segunda aparição de Alicia Silverstone[2] em vídeos da banda (a terceira foi em Crazy). Junto com ela estavam Jason London estrela de Dazed and Confused - Dazed and Confused é um filme que foi lançado no mesmo ano de Get a Grip e memorável, que fez inúmeras referências ao Aerosmith. Os personagens são apresentados no vídeo da música como duas crianças "ciberespaço" que escapam para um mundo de realidade virtual juntos, ambos sem perceber que o outro também está fazendo parte desta "realidade".

No mundo dos sonhos virtual, os dois embarcam em uma viagem de moto e paraquedismo, e participam de uma sessão de makeout fumegante.

Uma parte do vídeo apresenta os personagens do embarque ao tomar o voo em um biplano, o que, combinado com a tecnologia digital, cria o que é muitas vezes considerada como uma dicotomia entre a fascinante tecnologia antiquada e moderna, que de certa forma apresenta um paralelo para os caracteres

Entretanto, os membros da banda tocam em vários pontos ao longo da canção, inclusive dentro de um túnel, bem como fotos individuais de Steven Tyler em uma sala sozinho e Joe Perry tocando um solo de guitarra com uma paisagem em segundo plano. Joe Perry também sofreu um traumatismo craniano leve durante a realização do vídeo.

No final do vídeo, é descoberto que era Silverstone que estava a realizar a fantasia virtual. Muitos críticos hoje consideram o vídeo como um alerta ao perigo do "ciberespaço".

A versão em vídeo da canção foi prorrogada por 52 segundos no final, pois dois circuitos foram inseridos.

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

"Amazing" é uma das duas canções-tema do Aerosmith usada no videojogo "Dead or Alive 4" para o Xbox 360, criado pela Team Ninja. Ela aparece no tema de abertura da personagem do jogo Helena, e também pode ser vista nos créditos do jogo.

Referências

  1. «Letras, página em português». Consultado em 25 de agosto de 2009. Arquivado do original em 19 de agosto de 2009 
  2. Internet Movie Database, em inglês

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single de Aerosmith é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.