Amazona oratrix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaAmazona oratrix
Yellow-headed Amazon (Amazona oratrix) pet on perch.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Amazona
Espécie: A. oratrix
Nome binomial
Amazona oratrix
(Ridgway, 1887)
Sinónimos
  • Amazona ochrocephala oratrix

O Amazona oratrix é um papagaio em estado de extinção,[1] pertencente a família Psittacidae. Ele é localizado no México e norte da América Central.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Eles se alimentam principalmente de frutas, nozes, sementes, néctar, bagas e brotos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A época de reprodução começa em fevereiro e em algumas áreas até o mês de maio. Os ovos são incubados pela fêmea sozinha, cada fêmea põe de 3 a 4 ovos. Eles constroem seus ninhos em troncos ocos, e eles botam ovos (brancos, quase 4 cm de comprimento) que são incubados por cerca de 28 dias.

Tamanho[editar | editar código-fonte]

A Amazona oratrix mede na média de 35 cm e pesa entre 400 e 500g.

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

Esta espécie vive em florestas ciliares e áreas com árvores dispersas, assim como a floresta temperada de folha persistente em Belize e manguezais na Guatemala. Ocorre em individualmente ou em pares, em pequenos grupos, e ocasionalmente em bandos grandes. A faixa anteriormente incluía tanto encostas costeiras do México a partir das ilhas Três Marias e Jalisco a Oaxaca e de Nuevo León no norte de Chiapas e sudoeste de Tabasco, bem como uma área disjunta incluindo a maioria de Belize, e outro composto por uma pequena parte do nordeste da Guatemala e noroeste de Honduras.[2] No entanto, seus números foram reduzidos drasticamente, de 90 por cento, para 7000, a partir de meados dos anos 1970 a 1994,[3] e em 68 por cento de 1994-2004 por causa de captura para o comércio de animais e destruição do habitat.

Populações introduzidas podem ser encontrados em Stuttgart, Alemanha, onde uma população de mais de 50 indivíduos reside. Menores populações introduzidas são encontradas em Imperial Beach e em Santa Anna, ambas no sul da Califórnia.

Referências

  1. «Amazona oratrix». IUCN Red List. Consultado em 2 de janeiro de 2012.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  2. A Guide to the Birds of Mexico and Northern Central America (em inglês) Oxford University Press [S.l.] 1995. ISBN 0-19-854012-4.  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (Ajuda)
  3. «Yellow-headed Parrot (Amazona oratrix (PDF) (em inglês). Abril de 2010. Consultado em 02 de janeiro de 2012. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.