Amber Riley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Amber Riley
Amber Riley
Nome completo Amber Patrice Riley
Nascimento 15 de fevereiro de 1986 (31 anos)
Compton, California
Nacionalidade Estados Unidos Americana
Ocupação Atriz, Cantora e Compositora
Prémios Screen Actors Guild
Melhor elenco em série de comédia
2010 - Glee
Outros prêmios
Melhor atriz em um musical
2017 - Dreamgirls
Página oficial

Amber Patrice Riley (Compton, Califórnia, 15 de fevereiro de 1986), é uma atriz, cantora e compositora americana, mais conhecida por participar do elenco da série Glee como Mercedes Jones. É a vencedora da 17ª temporada de Dancing With The Stars.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Amber nasceu em Compton, cidade localizada no estado da Califórnia no Condado de Los Angeles e depois mudou-se para La Mirada, também em Los Angeles, Califórnia. Filha de Elwin Riley e Tynee Hightower-Riley, que se divorciaram quando ela ainda era uma criança, Amber é a mais nova de três irmãs, Toiya e Ashley.[1] Amber se formou em La Mirada High School, Califórnia, no ano de 2004.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Quando adolescente atuou e fez backing vocal no Los Angeles Opera em produções como Alice in Wonderland (Alice no país das maravilhas), A Midsummer Night's Dream (Sonhos de uma noite de verão), Mystery on the Docks e Into the Woods.

Conseguiu seu primeiro papel na TV em 2002, em um projeto de Ryan Murphy (criador de Glee) chamado St. Sass, que não deu certo.

Riley fez o teste para American Idol aos 17 anos, durante a segunda temporada, mas foi rejeitada pelos produtores.[2]

Antes de ser escolhida para interpretar Mercedes Jones em Glee, Amber trabalhou como vendedora na loja Ikea em Carson, Califórnia por dois anos. Amber participava de shows de talento para funcionários da empresa cantando.

Fez sua estréia em um musical em Nova York em Novembro de 2012 no espetáculo Cotton Club Parade com sete apresentações.[3]

Amber também é compositora musical, co-escreveu a música "Leave A Light On" do grupo musical feminino "The Saturdays" que está no album Living for the Weekend.

Em agosto de 2014 ela participou do Musical Hair, dirigido por Adam Shankman no anfiteatro Hollywood Bowl contando com 3 apresentações. Interpretou a personagem Dionne e teve solos como 'Aquarius' e 'White Boys'. Atuou junto com Kristen Bell, Sarah Hyland de Modern Family e sua colega de elenco em Glee Jenna Ushkowitz.

Em 2015 Amber estrelou em um filme natalino para a TV intitulado "My One Christmas Wish" [4] (em português Meu Único Desejo Natalino), este foi o primeiro filme de sua carreira. Foi lançado no dia 29 de novembro.

Em 3 de dezembro Amber interpretou Addaperle a Bruxa Boa do Norte e cantou a canção "He's the Wiz", numa adaptação para a TV do musical "The Wiz",[5] ao lado de um elenco repleto de estrelas como Queen Latifah, Mary J. Blige e Ne-Yo. O espetáculo foi produzido e transmitido ao vivo pela emissora NBC.

Também em 2015, Amber passou por uma cirurgia para retirada de nódulos nas cordas vocais: "Eu precisei após anos e anos de cantar e gravar e me exaustar. Eles encontraram dois nódulos nas minhas cordas" disse ela em entrevista.[6]

Amber canta a música de abertura de Doc McStuffins (Doutora Brinquedos) a partir da quarta temporada do desenho animado. [7]

Em 2017 Amber foi uma das juradas do novo programa de talentos britânico chamado "Let It Shine", exibido pela emissora BBC One. [8]

Glee[editar | editar código-fonte]

Estrelou no seriado Glee, da emissora Fox, que teve sua estreia no Brasil em 18 de novembro de 2009, interpretando a personagem Mercedes Jones, típica cantora que sonha em se tornar uma diva e odeia ser ignorada enquanto realiza suas apresentações.

Amber cantou vários solos na série, incluindo “And I Am Telling You I'm Not Going”, originalmente cantada por Jennifer Hudson no filme Dreamgirls, “Bust Your Windows”, música da cantora Jazmine Sullivan, “Hate On Me”, de Jill Scott, “Ain't No Way”, de Aretha Franklin e "Beautiful", de Christina Aguilera. A personagem de Amber Riley (Mercedes Jones) cantou junto com Santana (Naya Rivera) o single "The Boy is Mine", originalmente das cantoras Brandy e Monica e "River Deep, Mountain High" de Tina Turner.

Na segunda temporada de Glee, Amber canta o sucesso que marcou o retorno de Whitney Houston, "I Look to You", além de "I Will Always Love You" na terceira temporada.

Na série Amber conseguiu maior visibilidade, sendo convidada para cantar em eventos, premiações, jogos de futebol e também na Casa Branca para o Presidente Obama.

Na 5ª temporada Amber não fez parte do elenco regular, porém foi convidada a participar em 11 episódios após sua vitória em Dancing With The Stars. Quando o cenário da série foi mudado integralmente para Nova York a personagem de Amber, Mercedes, mudou-se para a localidade.

Uma de suas próprias músicas, "Colorblind", foi performada por Amber no episódio 'Bash' da 5ª temporada. A música foi escrita por Emeli Sandé e Claude Kelly para ser incluída no seu álbum de estréia. Antes do episódio ir ao ar Amber fez uma apresentação cantando "Colorblind" no programa 'The Queen Latifah Show' no dia 3 de Abril de 2014.[9]

A série chega ao fim na sua 6ª temporada, em Março de 2015.

Album Solo[editar | editar código-fonte]

Amber está trabalhando em seu álbum solo, ainda sem data de lançamento prevista.[10]

Dancing With The Stars[editar | editar código-fonte]

Amber fez parte do elenco da 17ª temporada do programa americano Dancing With The Stars, seu parceiro foi o dançarino e coreógrafo, cinco vezes campeão do programa, Derek Hough.[11] No programa de estréia, no dia 16 de setembro de 2013, Amber dançou o ritmo Chá-chá-chá (ao som da música "Wings" da banda Little Mix) e foi o destaque da noite, recebendo nota 9 dos três jurados - a maior nota da noite. Após dançar por 11 semanas, na final da temporada exibida em 26 de Novembro de 2013, dançou uma mistura de Samba com Quickstep e foi decretada vencedora da temporada, totalizando 444 pontos. Amber foi a primeira mulher afro-americana a vencer a competição; Com ela Derek Hough ganhou pela quinta vez.[12]

Para comemorar sua vitória, Amber realizou seu primeiro show solo na casa de shows Roxy Theatre com ingressos esgotados. No repertório havia versões de músicas famosas natalinas e participação das cantoras Michelle Williams e Tori Kelly, e sua mãe Tynee Hightower-Riley.

Na comemoração do aniversário de 10 anos de Dancing With The Stars houve um programa especial com famosos que participaram de diversas temporadas, incluindo Amber que dançou em grupo com antigas parceiras de Derek Hough e Mark Ballas, e cantou a música "Lady Marmalade" com a cantora Patti LaBelle e a rapper Lil' Kim.

Dreamgirls[editar | editar código-fonte]

Amber faz parte da nova versão do musical Dreamgirls, que está sendo exibido em Londres, interpretando a protagonista Effie,[13] papel que já foi de Jennifer Holliday na Broadway e de Jennifer Hudson na versão para o cinema. Em seu papel em Dreamgirls Riley canta, entre outras, "And I'm Telling You I'm Not Going", "I Am Changing" e "It's All Over" músicas já cantadas por ela em Glee. O musical teve a pré-estréia em Novembro, e estréia em Dezembro, no teatro Savoy Theatre na famosa West End.

Amber encantou o público britânico como Effie White desde a estreia recebendo muitas críticas positivas do público e de especialistas em teatro musical,[14] a busca foi tão grande pela peça que ela se estendeu até outubro ao invés de maio.

Para divulgar o espetáculo Amber fez sua primeira performance ao vivo de "And I'm Telling You I'm Not Going" no programa The Graham Norton Show do dia 7 de outubro[15] e também se apresentou no Royal Variety Performance de 2016.

Pela sua performance no musical, Amber ganhou o prêmio "Whatsonstage Awards" de Melhor Atriz em um Musical com votação do público, e o prestigiado Laurence Olivier Award que premia os melhores do teatro profissional de Londres e é considerado como o equivalente ao Tony Awards da Broadway.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Série Papel Notas
2002 St. Sass Toby Piloto
2009 – 2015 Glee Mercedes Jones 6 temporadas
2010 Simpsons, TheThe Simpsons Aiesha Episodio: "Elementary School Musical" (Voz)
2012 RuPaul's Drag Race Ela Mesma Jurada no episodio: 4x3 "Glamazons vs. Champions"
2012 The Glee Project Ela Mesma Mentora 2ª Temporada (Episódio: "Tenacity")
2012 This Is How I Made It Ela Mesma Episódio 5 com Flo Rida
2013 Dancing With The Stars Ela Mesma Vencedora 17ª Temporada (com Derek Hough)
2015 The Wiz Live Addaperle (Bruxa Boa do Norte) Filme musical transmitido ao vivo pela emissora NBC.
2016 Crazy Ex-Girlfriend Dream Ghost Número 2 Episódio: 1x15 "Josh Has No Idea Where I Am"
2016 365Black Awards Ela Mesma Co-apresentadora
2017 Let It Shine Ela Mesma Jurada da fase de audições ao lado de Gary Barlow, Danii Minogue e Martim Kemp na BBC One

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel Notas
2011 Glee: The 3D Concert Movie Mercedes Jones
2015 "My One Christmas Wish" Jackie Turner Protagonista (Filme para a televisão)

Vídeos Musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Artista Título
2013 Eric Bellinger "Never Be Lonely"
2016 Todrick Hall "Lions and Tigers and Bears" e "See Your Face" do álbum visual "Straight Outta Oz"

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2012 Cotton Club Parade (Musical) Protagonista
2014 Hair (Musical) Dionne
2016 - 2017 Dreamgirls (musical) Effie White

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado Notas
2010 Screen Actors Guild Awards Melhor performance de elenco em uma série de comédia Venceu Glee
2011 Screen Actors Guild Awards Melhor performance de elenco em uma série de comédia Indicado
2011 NAACP Image Awards Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia Indicado
2012 Screen Actors Guild Awards Melhor performance de elenco em uma série de comédia Indicado
2012 NAACP Image Awards Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia Indicado
2013 Screen Actors Guild Awards Melhor performance de elenco em uma série de comédia Indicado
2017 Whatsonstage Awards Melhor Atriz em um Musical Venceu Dreamgirls
2017 Laurence Olivier Award Melhor Atriz em um Musical Venceu
2017 Evening Standard Theatre Awards Melhor Performance Musical Venceu

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Ingrassia, Lisa (17 de maio de 2010). «Glee's Amber Riley: "I Love My Body"». People.com. Consultado em 15 de agosto de 2011 
  2. «Glee Star Amber Riley On Idol Rejection: "I Still Work On Fox And Get Paid"». Accesshollywood.com. 30 de setembro de 2009. Consultado em 15 de agosto de 2011 
  3. «Glees Amber Riley to make New York Stage Debut In Cotton Club Parade». broadway.com. 30 de Julho de 2012. Consultado em 16 de Setembro de 2012 
  4. «'Glee's' Amber Riley to Star in Christmas TV Movie (Exclusive)». Hollywoodreporter.com. 22 de Junho de 2015. Consultado em 29 de Agosto de 2015 
  5. «'Orange's' Uzo Aduba, 'Glee's' Amber Riley Join NBC's 'The Wiz'». Hollywoodreporter.com. 6 de Agosto de 2015. Consultado em 29 de Agosto de 2015 
  6. «Amber dream role op saved voice». dailymail.co.uk/. 25 de Março de 2016. Consultado em 7 de Abril de 2016 
  7. «The Doc's In! Watch Amber Riley Nail the New Doc McStuffins Theme Song». PEOPLE.com. 8 de abril de 2016. Consultado em 18 de setembro de 2016 
  8. «Glee's Amber Riley joins new BBC talent show judging panel» 
  9. «AMBER RILEY PREMIERES ORIGINAL SONG "COLORBLIND"». queenlatifah.com. 24 de Agosto de 2014. Consultado em 23 de Março de 2015 
  10. «GLEEks! Kevin McHale & Amber Riley Are Guest Hosting AT40 This Weekend! - News - American Top 40 With Ryan Seacrest». At40.com. 10 de Agosto de 2011. Consultado em 15 de Agosto de 2011 
  11. «The All-New Fall 2013 Celebrity Cast of Dancing with the Stars Is Revealed». abc.go.com/. 4 de Setembro de 2013. Consultado em 9 de Setembro de 2013 
  12. «Amber Riley, Derek Hough win 'Dancing with the Stars'». foxnews.com/. 27 de Novembro de 2013. Consultado em 1 de Dezembro de 2013 
  13. «Glee Powerhouse Amber Riley makes stage debut leads dream team Dreamgirls West End». dailymail.co.uk/. 5 de Fevereiro de 2016. Consultado em 7 de Abril de 2016 
  14. Trueman, Matt (15 de dezembro de 2016). «West End Review: 'Dreamgirls' Starring Amber Riley». Variety (em inglês) 
  15. Tube, Stage. «STAGE TUBE: Amber Riley Debuts Iconic, 'And I Am Telling You I'm Not Going' on The Graham Norton Show». BroadwayWorld.com 


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Amber Riley