American Basketball Association (1967–1976)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A American Basketball Association (ABA) foi uma liga profissional de basquete norte-americana fundada em 1967, que mais tarde, em 1976, seria fundida, em parte, com a National Basketball Association (NBA), fazendo com que a liga adotasse a linha dos 3 pontos.

História da Liga[editar | editar código-fonte]

A ABA original foi fundada em 1967, concorria com a estável National Basketball Association, até se chegar ao acordo de fusão em 1976. Quatro equipes da American Basketball Association foram integradas na liga mais antiga: New York Nets, Denver Nuggets, Indiana Pacers e San Antonio Spurs. Outros dois times, Kentucky Colonels e Spirit of St. Louis, tiveram seus jogadores contratados por equipes da NBA.

Equipes[editar | editar código-fonte]

Dos 11 times originais, somente Kentucky Colonels e Indiana Pacers permaneceram por todas as novas temporadas sem realocação ou mudança de nome. Entretanto, o Denver Larks/Rockets/Nuggets, uma equipe que havia sido originalmente atribuída a Kansas City, Missouri, mudou-se para Denver sem jogar um jogo sequer naquela cidade por falta de uma arena adequada.

Campeões[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.